| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 8/10/2015 - 18:46



Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua



Portal de Notícias PJF |  Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua | SDS - 8/10/2015
Representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, entidade conveniada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, estiveram em Juiz de Fora nesta quinta-feira, 8, para conhecer os serviços da Prefeitura para a população de rua na cidade. O grupo visitou o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), o Núcleo Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania, todos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Os visitantes puderam conhecer as iniciativas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) acerca dos moradores de rua, além de vivenciarem a rotina dos mesmos. “Petrópolis tem equipamentos muito parecidos com os de Juiz de Fora. Porém, ainda existe uma forte resistência por parte da população em situação de rua. Por isso, a visita é de extrema importância, uma vez que Juiz de Fora é referência em serviços para esta população, além de ter uma aceitação forte por parte deles”, pontuou a coordenadora administrativa do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Carla de Carvalho.

Desde o inicio da gestão, a SDS recebe representantes de municípios vizinhos que querem conhecer os serviços desenvolvidos na cidade. Já estiveram presentes profissionais de Congonhas, Ubá, Leopoldina, Dores do turvo e Pedro Leopoldo. “As visitas são essenciais para o crescimento de nosso trabalho. Uma vez que, recebendo estes representantes em nossas unidades, estamos passando experiências que podem ajudar no crescimento dos projetos em outras regiões, assim como contribuir para que desempenhemos um trabalho exemplar aqui”, destacou o Chefe de Departamento de Proteção Especial, Lindomar José da Silva.


As unidades

O Centro Pop e o Núcleo do Cidadão de Rua têm como público-alvo cidadãos com vivência de rua e migrantes em Juiz de Fora. O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta ainda com uma biblioteca e uma sala de artes, para a promoção de oficinas de artesanato. O centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia. A unidade funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 23 horas, e aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

O Núcleo do Cidadão de Rua atende a população adulta em situação de vulnerabilidade social e pessoal e que vive nas ruas de Juiz de Fora. Os moradores de rua que chegam ao núcleo, abordados ou por demanda espontânea, além da possibilidade de pernoitarem, recebem alimentação e cuidados com higiene. Todo esse trabalho é supervisionado por uma equipe técnica multidisciplinar. O núcleo possui 134 leitos masculinos e 16 femininos. Ele fica na Rua José Calil Ahouagi, 592, Centro.

Além desses dois equipamentos, Juiz de Fora conta com mais uma unidade socioassistencial voltada para a população em vivencia de rua: a Casa da Cidadania. Esse equipamento realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. São oferecidos 55 leitos masculinos e 15 femininos, e, em geral, são pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, Bairro Jardim Esperança.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.



 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2