|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 8/10/2015 - 18:46



Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua



Portal de Notícias PJF |  Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis visita unidades da PJF voltadas para a população em situação de rua | SDS - 8/10/2015
Representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, entidade conveniada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, estiveram em Juiz de Fora nesta quinta-feira, 8, para conhecer os serviços da Prefeitura para a população de rua na cidade. O grupo visitou o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), o Núcleo Cidadão de Rua e a Casa da Cidadania, todos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), executados pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Os visitantes puderam conhecer as iniciativas da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) acerca dos moradores de rua, além de vivenciarem a rotina dos mesmos. “Petrópolis tem equipamentos muito parecidos com os de Juiz de Fora. Porém, ainda existe uma forte resistência por parte da população em situação de rua. Por isso, a visita é de extrema importância, uma vez que Juiz de Fora é referência em serviços para esta população, além de ter uma aceitação forte por parte deles”, pontuou a coordenadora administrativa do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Carla de Carvalho.

Desde o inicio da gestão, a SDS recebe representantes de municípios vizinhos que querem conhecer os serviços desenvolvidos na cidade. Já estiveram presentes profissionais de Congonhas, Ubá, Leopoldina, Dores do turvo e Pedro Leopoldo. “As visitas são essenciais para o crescimento de nosso trabalho. Uma vez que, recebendo estes representantes em nossas unidades, estamos passando experiências que podem ajudar no crescimento dos projetos em outras regiões, assim como contribuir para que desempenhemos um trabalho exemplar aqui”, destacou o Chefe de Departamento de Proteção Especial, Lindomar José da Silva.


As unidades

O Centro Pop e o Núcleo do Cidadão de Rua têm como público-alvo cidadãos com vivência de rua e migrantes em Juiz de Fora. O Centro Pop oferece refeições, acompanhamento psicossocial e oficinas artísticas, entre outras atividades voltadas para a reinserção do morador em situação de rua na sociedade, buscando sempre referenciar os atendidos às suas respectivas famílias. A unidade conta ainda com uma biblioteca e uma sala de artes, para a promoção de oficinas de artesanato. O centro tem capacidade para atender, em média, 120 pessoas por dia. A unidade funciona na Rua Oswaldo Veloso, 190, Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 23 horas, e aos finais de semana, das 8 às 18 horas.

O Núcleo do Cidadão de Rua atende a população adulta em situação de vulnerabilidade social e pessoal e que vive nas ruas de Juiz de Fora. Os moradores de rua que chegam ao núcleo, abordados ou por demanda espontânea, além da possibilidade de pernoitarem, recebem alimentação e cuidados com higiene. Todo esse trabalho é supervisionado por uma equipe técnica multidisciplinar. O núcleo possui 134 leitos masculinos e 16 femininos. Ele fica na Rua José Calil Ahouagi, 592, Centro.

Além desses dois equipamentos, Juiz de Fora conta com mais uma unidade socioassistencial voltada para a população em vivencia de rua: a Casa da Cidadania. Esse equipamento realiza o acolhimento institucional de cidadãos que se encontram em vivência de rua, em situação de alto risco e vulnerabilidade social. São oferecidos 55 leitos masculinos e 15 femininos, e, em geral, são pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. A Casa da Cidadania fica na Alameda Silva Mello Reis, 6.001, Bairro Jardim Esperança.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.



 IMPRIMIR 
17/8/2022 - SESUC
Prefeitura assina termo de adesão para uso de solução tecnológica ofertada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública
17/8/2022 - EMPAV
Operação tapa-buraco atende Av. Eugênio do Nascimento e outras 15 vias nesta quarta-feira, 17
17/8/2022 - SEDH
Atividades continuam durante o Agosto Lilás da Casa da Mulher
17/8/2022 - FUNALFA
12 iniciativas são contempladas no 17º Prêmio Amigo do Patrimônio
17/8/2022 - SEL
Inscrições para a “10ª Meia Maratona de Juiz de Fora” acontecem até este domingo, 21
17/8/2022 - EMPAV
Prefeitura realiza revitalização de diversas praças da cidade
17/8/2022 - SE
PJF oferece oficinas de Educação Inclusiva para profissionais das escolas municipais e creches parceiras
17/8/2022 - SETUR
Lounge Multicor oferece espaço de descanso para os visitantes da Rainbow Fest
17/8/2022 - SMU
PJF disponibiliza linha para o jogo Villa Real x Betis neste domingo, 21
17/8/2022 - SRH
Autoconhecimento foi o tema do primeiro encontro do Programa de Preparação para Aposentadoria
17/8/2022 - PROCON
Procon realiza nova pesquisa sobre preço do gás de cozinha
17/8/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 18
17/8/2022 - PROCON
Procon/JF participa de encontros nacionais em Brasília
17/8/2022 - CESAMA
Obras de remodelação de rede de esgoto no bairro Santa Cândida já estão 70% concluídas
17/8/2022 - SEPUR
Sepur adia resultado do chamamento público do projeto Athis
17/8/2022 - SEDIC
Agosto Multicor promove palestra “Empreendendo na Prática – o dia a dia de um empreendedor brasileiro”
17/8/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para Office boy e outras oportunidades
17/8/2022 - SEL
Parque Municipal reforça regras de uso do espaço
17/8/2022 - SEDH
Prefeitura promove Feira das Ruas para a população em situação de rua
17/8/2022 - DEFESA CIVIL
Inscrição para curso gratuito sobre Patologia das edificações termina nesta quarta-feira, 17
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2