NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 6/10/2015 - 16:56

Compid promove Encontro Regional de Políticas Integradas sobre Drogas

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional de Políticas Integradas sobre Drogas da Zona da Mata. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas (Compid), vinculado administrativamente à Secretaria de Governo (SG), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O encontro, que será no dia 16, no Centro Cultural Pró-Música (Av. Barão do Rio Branco, 2.329, Centro), das 7h30 às 17 horas, contará com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Pela manhã, os envolvidos participarão das atividades de credenciamento e mostra de experiências inovadoras em políticas integradas sobre drogas, para discutir as políticas públicas implantadas e/ou necessárias para garantir e promover direitos humanos e cidadania plena. À tarde, o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa Neto,discorrerá sobre “O Projeto JF+Vida - Plano Municipal Integrado sobre Crack e Álcool”, quetem o objetivo de oferecer alternativas que garantam o afastamento das drogas. Os participantes debaterão a atual realidade sobre o tema, reivindicando de forma urgente que se coloque a proteção dos direitos humanos no centro da discussão sobre políticas de drogas, além de receber orientações de profissionais da área.

O encontro tem como objetivo divulgar as estruturas existentes na Zona da Mata no combate às drogas, além de verificar as estratégias da rede para garantir uma política atuante no que diz respeito à prevenção, repressão e recuperação.

Os encontros regionais de Políticas sobre Drogas, propostos pelo Governo de Minas Gerais, através da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), dividiu o estado em 12 macrorregiões, sendo Juiz de Fora a cidade-sede da Zona da Mata, com 141 municípios participantes.

Para a presidente do conselho Maria José Figueira Pereira, “colocar-se neste espaço para auxiliar no debate, de forma integrada, sobre ações prioritárias na construção de políticas públicas sobre crack, álcool e outras drogas, é acreditar que o desafio será sempre garantir encontros para a prevenção e promoção de saúde, que reconheçam as diferenças sem promover a desigualdade e a violação de direitos, em contraste com práticas que valorizam um resultado preestabelecido, um produto, como comportamento adequado que buscam modelar". Os participantes receberão certificados no final do encontro.

Compid

Criado pela Lei nº 12.468/12, integra o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas e dedica-se ao desenvolvimento de ações que tenham como finalidade a redução dos danos relativos ao consumo de drogas. Caracteriza-se como órgão deliberativo máximo das políticas públicas municipais sobre drogas, atuando na área da prevenção, cuidado às pessoas com problemas decorrentes deste uso, recuperação e reinserção social do usuário.

Para conhecer a programação completa do evento e inscrição para participar do Encontro Regional de Políticas Integradas sobre Drogas acesse os links:

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SG pelo telefone 3690-8552.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa