NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 5/10/2015 - 18:33

Portal de Notícias PJF | Semana da Defesa Civil - Palestra aborda prevenção e resposta eficiente ao desastre para salvar vidas | DEFESA CIVIL - 5/10/2015
"A ação do homem é responsável por 99% dos acidentes. A conduta humana é que irá determinar as proporções do desastre". Com estas palavras, Cláudio Teixeira, coronel da Polícia Militar (PM) e doutor em Gestão de Desastres pela Texas A&M University, dos Estados Unidos, natural de Belo Horizonte, ressaltou esse número impactante na abertura da Semana de Defesa Civil.

"A prevenção é o carro chefe para resguardar a vida das pessoas e o patrimônio em situações de desastres. É lamentável que no Brasil ainda falte muita conscientização, tanto por parte da comunidade como dos gestores da Defesa Civil. Onde a prevenção falha, os acidentes acontecem. Onde as pessoas não têm conscientização, elas se tornam vítimas desse cenário. Esta palestra é uma síntese de 30 anos de experiência na gestão de desastres, mostrando os grandes problemas que ocorrem em relação à gestão e porque os acidentes se multiplicam todos os anos da mesma forma. Você só muda de lugar", descreveu Teixeira.

Durante a palestra, ele falou sobre as sete lições dos desastres, mostrando muitos exemplos, como o do tsunami, na Indonésia, ocorrido em 2004, vitimando mais de 230 mil pessoas. No vídeo, apresentado por ele, em 25 segundos as pessoas estão andando na rua e sendo tomadas pela onda gigante.

O próprio coronel explicou a frase do início do texto: "Ainda que esteja chovendo forte, o homem não tem ação sobre pluviometria, mas tem, sim, a obrigação, em termos práticos, de não estar nos locais afetados por esse excesso de chuva. No Japão não tem morte por soterramento causado por deslizamento de encosta, porque literalmente é proibido construir nas encostas. Enquanto que, no Brasil, você tem a média de 300 mortes por ano por soterramento em encostas". Teixeira faz parte de uma força internacional de emergência, já tendo atuado em diversos locais do mundo, como Haiti e Chile.

O subsecretário da Defesa Civil de Juiz de Fora, Márcio Deotti, ressaltou que o objetivo da Semana é justamente falar e trabalhar a prevenção: "A palestra dele (do coronel) é sempre um sucesso, porque ele tem muita experiência no assunto. Esperamos que a Semana realmente traga o que a gente se propôs: que é a conscientização das pessoas em relação à gestão de risco, e o que a pessoa, como cidadã, pode contribuir para a minimização de desastres".

Na plateia, muitos bombeiros de Juiz de Fora e da região, entre eles, o coronel Edson Franco, do 3º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar. Ele enfatizou que, nesses 28 anos atuando na área, e tendo presenciado e trabalhado em grandes incêndios, ouvir pessoas de experiência comprovada é agregador: "Acabamos sugando a experiência dele”.

Programação da Semana

As palestras acontecem no cinema do Independência Shopping, de terça a quinta-feira, a partir das 8h30. Nesta terça, 6, o coronel Fabiano Villas Boas falará sobre “Prevenção de Desastres Naturais”, usando um exemplo japonês; na quarta, 7, o tenente coronel Rafael Simão abordará o tema “Ações e Sistema de Defesa Civil de Petrópolis”; na quinta, 8, o chefe do Departamento de Operação Técnica da Defesa Civil de JF, Walter de Melo, apresentará o “Plano Municipal de Contingência”, com um simulado de planta urbana, representado por um assalto. Já na sexta, 9, acontecerá uma blitz educativa em frente à Praça Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Benfica, durante a manhã. Outras blitze acontecerão durante a semana, na parte da tarde, nas praças dos bairros Manoel Honório e Bom Pastor, em Santa Luzia e no Parque Halfeld. E para encerrar a Semana haverá, na sexta-feira, a tarde de comemoração ao “Dia das Crianças”.

FOTO: Carlos Mendonça

*Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa