NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 21/9/2015 - 15:09

Mais um destaque: Juiz de Fora está entre “As melhores cidades do Brasil”

Portal de Notícias PJF | Mais um destaque: Juiz de Fora  está entre “As melhores cidades do Brasil” | SEDETTUR - 21/9/2015
Juiz de Fora é um dos melhores entre os mais de 5.500 municípios do território nacional. A cidade ocupa o 22º lugar geral do ranking “As melhores cidades do Brasil”, divulgado pela ISTOÉ – principal revista semanal da “Editora Três” – durante cerimônia realizada em São Paulo, na quinta-feira, 17. O evento premiou municípios de pequeno, médio e grande portes considerados referência em gestão pública. O primeiro lugar do ranking geral ficou com Curitiba, capital do estado do Paraná.

Resultado de uma parceria entre a revista e a Austin Rating, principal empresa de classificação de risco no país, o ranking é um dos pioneiros, e considerado um dos mais importantes relacionados a municípios brasileiros. Para sua construção, foi utilizado, pela primeira vez, o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), criado pela Austin, responsável pela compilação e análise dos dados. O estudo reúne mais de 500 indicadores, de diversas fontes, divididos em quatro pilares fundamentais: indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais.

Entre as cidades de grande porte (mais de 200 mil habitantes), Juiz de Fora ocupa a 22ª posição. A cidade é uma das 50 primeiras colocadas em indicadores gerais econômicos (47º lugar) e sociais (30º), e ocupa posições de destaque em padrão de vida (39ª posição) e saúde (19ª). “Esta é uma importante ferramenta de avaliação, que mostra que estamos no caminho certo e, com certeza, servirá como referência para elaborarmos estratégias visando a melhorar a qualidade de vida da população de Juiz de Fora”, avaliou o prefeito Bruno Siqueira.

Para Carlos José Marques, diretor Editorial da Editora Três, o estudo ajudará o Brasil a conhecer experiências de gestão que estão dando certo. “As cidades representam a força motriz da economia brasileira, e o prêmio reconhece o trabalho das mais eficientes, ajudando na difusão dos bons exemplos para as demais”, afirmou.

Entre as melhores

Nos últimos anos, Juiz de Fora apareceu em importantes rankings produzidos por consultorias e empresas de inteligência de mercado. A cidade apareceu entre as “100 melhores cidades para se investir em negócios” (Urban Systems), as “100 maiores e melhores cidades do Brasil” (América Economia), as “Melhores cidades brasileiras para se investir em imóveis” (Prospecta Inteligência Imobiliária), “As melhores cidades do Brasil para criar seus filhos” (Delta Economics & Finance) e “As 50 cidades mais inteligentes do Brasil” (Urban Systems).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, André Zuchi, vê com orgulho a posição do município. “É sinal de que a cidade está conquistando o seu espaço no cenário nacional, apesar dos desafios inerentes a municípios com o porte de Juiz de Fora. Nosso destaque nos coloca o desafio de manter e melhorar, ainda mais, a qualidade de vida na cidade. Além disso, fortalece a imagem de Juiz de Fora para a atração de empreendimentos”, destacou.

FOTO:Carlos Mendonça

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Sdeer, pelo telefone 3690-8341.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM