NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 14/9/2015 - 17:23

Portal de Notícias PJF | Semana Nacional de Trânsito 2015 traz como tema a importância e a participação de cada cidadão | SETTRA - 14/9/2015
“Seja você a mudança no trânsito”. Esse é o tema proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a Semana Nacional do Trânsito 2015, que pretende, nesta edição, discutir com a sociedade que o trânsito é uma questão de cidadania e depende do bom comportamento e da educação de todos para que funcione bem. Segundo estudos divulgados em 2010 e 2013 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação de acidentes no trânsito já pode ser encarada como uma epidemia. Isso porque, só em 2010, foi registrado um total de 1,24 milhão de mortes por acidente de trânsito em 182 países do mundo. Entre 20 milhões e 50 milhões de vítimas sobrevivem com traumatismos e ferimentos. Atualmente, esses acidentes representam um custo global de US$ 518 bilhões/ano, e, se nada for feito, a OMS estima que, em 2020, deveremos ter 1,9 milhão de mortes no trânsito.

Conforme o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, esses dados mostram a urgência e a necessidade de chamar o cidadão para o cumprimento do seu papel: “O trânsito tem que ser pensado sob três aspectos: engenharia, fiscalização e educação para o trânsito. Se algum desses critérios é abandonado, seja pelo poder público seja pelo cidadão, a engrenagem não funciona e compromete toda a estrutura viária, colocando as peças e os atores do trânsito em risco. Por isso, esse tema da Semana Nacional do Trânsito veio muito em boa hora”.

Para abordar o tema, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), junto com a Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), elaborou uma série de atividades e ações objetivando a aproximação com os diversos atores do trânsito, entre eles: pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. O evento vem com moldes diferentes das edições anteriores. Desta vez, os esforços serão voltados, principalmente, para as redes sociais, que são um instrumento com capacidade de atingir um número maior de pessoas e de diversas faixas etárias e classes sociais. A Semana Nacional de Trânsito 2015 tem o apoio do projeto "Bem Comum", da Secretaria de Comunicação Social (SCS).

Durante todos os dias, serão realizadas abordagens itinerantes em diversas partes da cidade, para conscientizar as pessoas, com base no tema proposto. Para isso, voluntários da Settra e da Comset abordarão os indivíduos convidando-os a fazer uma foto com plaquinhas que terão mensagens sobre o bom comportamento no trânsito. As fotos serão publicadas em um hotsite, criado pelo Departamento de Marketing da SCS, que concentrará as postagens e as notícias das ações educativas no trânsito de Juiz de Fora. As imagens também serão divulgadas na página oficial do BemComumJF no Facebook , sempre com a #eusouamudancanotransito.

Programação

A Semana Nacional de Trânsito começa nessa sexta-feira, 18 e se estende até 25 de setembro. A solenidade de abertura acontecerá às 9 horas, na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua, 72/3º andar, Bairro Ladeira). A cerimônia contará com a presença de autoridades da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar, entre outras, e, durante o evento, haverá apresentação do teatro da Polícia Militar Rodoviária e da Viação Santa Luzia e também uma paródia dos alunos do Centro Educacional Caldas Nery. No mesmo dia, às 14h30, um grupo de 30 crianças visitarão a transitolândia, localizada no 2º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no Bairro Santa Terezinha. O objetivo do passeio é educar e preparar os meninos e meninas em idade escolar para a rotina diária no trânsito.

Nos demais dias, as ações acontecerão em diferentes bairros e horários, conforme informações abaixo:

20/09: Abordagem #eusouamudancanotransito na Feira da Avenida Brasil, das 9 às 11 horas;

21/09: Abordagem #eusouamudancanotransito, das 14 às 16 horas, no Calçadão da Rua Halfeld;

22/09: Abordagem #eusouamudancanotransito, das 9 às 11 horas, na praça do Bairro Santa Luzia;

23/09: Abordagem #eusouamudancanotransito, das 14 às 16 horas, na praça do Bairro Benfica;

24/09: Abordagem #eusouamudancanotransito, das 9 às 11 horas, na Rua Alencar Tristão, no Bairro Santa Terezinha;

25/09: Blitz Educativa com abordagem #eusouamudancanotransito, das 14h30 às 16h30, na Rodovia MG 353.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito, pelo telefone 3690-7767.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa