NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 1/9/2015 - 11:53

Novas vagas de Área Azul já estão em operação na cidade

Mais 1002 vagas para estacionamento rotativo pago entraram em operação nesta terça-feira, 1º de setembro, dentro da segunda fase do projeto de expansão do sistema de Área Azul Digital em Juiz de Fora. Deste total, 64 são destinadas à parada de idosos, 250 para motocicletas e 752 para automóveis. Vale ressaltar que as vagas para deficientes também serão garantidas, contudo não entram nesse quantitativo, uma vez que as mesmas não são cobradas. Ao todo serão 37 também nesta etapa.

As vagas são administradas pela empresa Estapar e os créditos para utilização do espaço podem ser adquiridos pelo aplicativo “Vaga Inteligente” disponível gratuitamente para os sistemas operacionais IOS, Android e Windows Phone. Outras opções são comprar os crédidos no site, por SMS ou telefone e também no parquímetro, que aceita o pagamento através do cartão recarregável ou moedas. Nos bairros e vias contemplados com a expansão da Área Azul Digital, serão instalados cerca de 25 parquímetros. Todas as formas de aquisição dos créditos podem ser conferidas no site
www.vagainteligente.com.br .

Em todos os bairros e vias definidos para a instalação da Área Azul, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) identificou a necessidade das vagas rotativas devido à demanda por estacionamento ser muito alta e a rotatividade pequena. A implantação do sistema de estacionamento rotativo pago é prevista na Resolução 302 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o prefeito Bruno Siqueira, a intenção, acima de tudo, é reorganizar, democratizar e promover a rotatividade e a acessibilidade das vagas.

A Área Azul Digital é uma medida importante para o trânsito e também para o transporte coletivo urbano, conforme a Settra. Isso porque, ao facilitar o cidadão a encontrar vagas, principalmente na região central, evita a circulação desnecessária e até formação de filas nas vias, o que, em muitos casos, causa pequenos congestionamentos, interferindo no tráfego dos automóveis e também dos ônibus. Por isso, além de democratizar as vagas, o sistema ainda auxilia na melhor mobilidade urbana.

Como funciona

A extensão para carros em Benfica funcionará no mesmo modelo adotado na região central da cidade atualmente. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e sábado das 8 às 13 horas. Contudo, o valor de R$ 2 dará direito a utilização da vaga por até 180 minutos, não podendo haver renovação e nem ocupação de vagas no mesmo setor e no mesmo dia.

Já no Bairro Alto dos Passos, o horário de funcionamento da Área Azul Digital será noturno, entre 18 e 2 horas, de terça a domingo. E, para este serviço, o crédito será disponibilizado no valor de R$ 2 para cada 90 minutos de ocupação das vagas. É importante destacar que, somente nos setores deste bairro, não haverá limite de utilização das vagas por dia e nem por setor.

As vagas para motocicleta estarão disponíveis somente na região central da cidade, nesta segunda fase de implantação da Área Azul Digital. Para estes veículos, o crédito custará R$ 1, dando o direito de utilização das vagas por até 90 minutos. Poderão ser adquiridos no máximo dois créditos por dia, em um mesmo setor. Ainda no caso das motocicletas, não será necessário inserir o ticket, mesmo os adquiridos no parquímetro, no veículo. A compra do mesmo será identificada de forma digital.

É importante destacar ainda que em todas as vagas, incluindo as de motocicleta, será permitido o estacionamento pelos primeiros dez minutos, sem que haja a cobrança.

Vagas livres para motofrete e motociclista

Também com a ampliação da área Azul Digital, a Prefeitura disponibiliza 200 vagas livres para motofrete, que são específicas para veículo de aluguel (com placa vermelha), e mantém 319 vagas livres para o estacionamento de motociclistas. Ambas as regulamentações foram um compromisso do prefeito Bruno Siqueira e buscam também facilitar o acesso dos profissionais e dos demais usuários do modal à região central da cidade. É importante esclarecer que a criação de vagas especiais para veículos de aluguel só foi possível porque está prevista também na Resolução 302 do Contran.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM