NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 31/8/2015 - 16:23

“JF Foto 15” – Últimos dias de visitação no CCBM

Portal de Notícias PJF | “JF Foto 15” – Últimos dias de visitação no CCBM | FUNALFA - 31/8/2015
Somando, até agora, mais de oito mil visitações, o projeto “JF Foto 15” entra na reta final. As 16 exposições de fotografia em cartaz nas galerias, corredores e ateliês do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro) podem ser visitadas gratuitamente até 7 de setembro, feriado do “Dia da Independência”. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 21 horas.

Promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a maior mostra de fotografias da região está em sua quinta edição, reunindo quase 730 imagens, de 290 fotógrafos profissionais e amadores, de diferentes regiões do Brasil e de outros países. O “JF Foto 15” tem como objetivo celebrar a fotografia, ampliando a visibilidade dessa linguagem artística e promovendo o diálogo dos profissionais com o público e com o que é produzido no país.

Neste ano, o evento homenageia o fotógrafo juiz-forano Carlos Alberto Duarte Carreira, conhecido como “Beto Carreira” (1959-1986). Apesar da morte precoce, aos 27 anos, vítima de um acidente de trânsito, horas depois de seu casamento, Beto deixou um acervo que revela sua mente perspicaz, seu olhar delicado e uma técnica apurada. Parte desse material pode ser vista na mostra “Tributo a Beto Carreira”.

Além das 16 exposições que integram o projeto, o público poderá conferir a mostra de “lambe-lambe”, produzida pelos alunos da oficina “A Fotografia e os Novos Suportes: Murais, Cartazes e Outros Meios”, ministrada pela professora Tainá Novellino, como parte da programação paralela do “JF Foto 15”.

Confira as exposições

“Tributo a Beto Carreira”
Curadoria: Eridan Leão, Fernanda Lauro e Sérgio Neumann (Juiz de Fora)
Acervo de fotografias e negativos: Carlos d’Carreira e Andreia M. Machado Pereira

“Anônimos + Famosos” (4º Prêmio Funalfa de Fotografia)
: Aelson Amaral

“Dessemelhança Construída” ( 4º Prêmio Funalfa de Fotografia)
Fotografia: Carolina Cerqueira

“Foto Fragrante” (4º Prêmio Funalfa de Fotografia)
Fotografia: Coletivo C5

“Passagem” (4º Prêmio Funalfa de Fotografia)
Fotografia: Jéssica Faria

“Impressione” (4º Prêmio Funalfa de Fotografia)
Fotografia: Sérgio Neumann

“A Primeira vez que vi do Mundo (4º Prêmio Funalfa de Fotografia)
Fotografia: Paula Duarte

“#minhajanelaminha”
Fotografia e curadoria: Ana Rodrigues

“Sopro de Vida”
Fotografia e curadoria: Gal Oliveira e Tarso Ghelli

“Coletiva Coletivo”
Curadoria: Carú Rezende e Fernanda Lauro

“Mei-kumren Kayapó”
Curadoria: João Carlos Simões
Fotografia: Alice Kohler

“Janela do Fabiano”
Fotografia: Fabiano Cafure

- Coletiva: “#JFPramim”
Curadoria: Lucas Gamonal, David Azevedo e Rodrigo Souza

Coletiva: “O Retrato Fotográfico”
Coordenação: Eugênio Sávio e Madu Dorella (Festival de Fotografia de Tiradentes)
Curadoria: Juan Esteves, Madu Dorella e Miguel Aun

Coletiva: “Escrita Sobre o Corpo”
Curadoria: Afonso Rodrigues

“[Planos Planos]”
Fotografia: Júlia Milward

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa –3690-7044.

Estudantes do 9º ano da E. M. Profa. Marlene Barros criam podcast de entrevistas
24/4/2024 - PROCON
Procon Aqui e Cras Móvel levam serviços a diversas regiões no mês de abril
23/4/2024 - EMPAV