NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 28/8/2015 - 17:12

Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde fazem parceria com MTE para inclusão de usuários dos Caps no mercado de trabalho

As secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), consolidaram uma parceria para incluir pessoas usuárias dos serviços de saúde mental no mercado de trabalho. Criado pelo MTE, a partir de uma ideia que surgiu dentro dos supermercados de Belo Horizonte, o projeto, que vem sendo discutido desde dezembro do ano passado, avançou nos últimos meses.

Na manhã de quinta-feira, 27, representantes das secretarias envolvidas e do MTE reuniram-se no Departamento de Saúde Mental da SS para analisar o projeto-piloto e adaptá-lo ao município. Na SDS a execução do programa é liderada pelo Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência e Direitos Humano (DPCDH) e o Departamento de Inclusão Sócioprodutiva e Qualificação Profissional (DISQ).

O representante do MTE, José Tadeu de Medeiros Lima, explicou como funciona o programa: “Os pacientes da saúde mental trabalham como aprendizes, e a experiência está dando muito certo. Em Belo Horizonte, a pessoa com deficiência pode trabalhar a partir dos 14 anos, em meio expediente, com carteira assinada. Caso seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ele pode acumular as duas rendas durante dois anos”. Em Juiz de Fora, a PJF e o MTE já estão trabalhando na articulação da proposta, e já existe uma rede de supermercados da cidade interessada em contratar pessoal.

A supervisora de Preparação e Qualificação Profissional da SDS, Fabiana Duarte, considerou a ação relevante para a cidade, uma vez que Juiz de Fora nunca recebeu atividades de inclusão específicas para a saúde mental: “Além de incluir essas pessoas no mercado, a autoestima delas vai melhorar e até auxiliar no tratamento, e muitos ainda vão poder complementar sua renda familiar com o projeto”.

O próximo passo será a triagem dos interessados, a ser realizada pelos Caps, e a visita da equipe intersetorial ao piloto, em Belo Horizonte.

Os próximos passos para a inclusão produtiva das pessoas com usuárias da saúde mental no mercado de trabalho serão definidos pela SS, que fará o levantamento de quem possui condições e interesse em participar da ação. A equipe intersetorial da PJF também fará uma visita ao piloto em Belo Horizonte, onde conhecerão a fundo o programa, e definirão a data de início no município.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa