NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 28/8/2015 - 16:38

Portal de Notícias PJF | “Eu me amo, eu me cuido” - Curumim São Pedro encerra gincana sobre saúde integral | SDS - 28/8/2015
As crianças do Curumim São Pedro participaram, na manhã desta sexta-feira, 28, da premiação da gincana “Eu me amo, eu me cuido”. A confraternização encerrou os quatro dias de competições educativas sobre saúde integral, tema que será trabalhado até outubro nas unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), executadas pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). A proposta é ensinar que qualidade de vida também faz parte dos direitos da criança e do adolescente e que a saúde é elemento essencial ao crescimento e desenvolvimento destes jovens.

A gincana foi realizada durante quatro dias, intercalando atividades educativas e pequenas disputas valendo pontos. Cerca de 80 crianças e adolescentes participaram da ação. No primeiro dia, a equipe pedagógica conversou sobre a importância da higiene pessoal. A prova inaugural propôs que as crianças dessem um banho em bonecos utilizando as instruções repassadas pelos educadores. A equipe que deixasse os modelos mais limpos faturava a maior pontuação. “Já no segundo dia, o tema das provas foi a importância das boas relações com os colegas. Ensinamos a respeitar o espaço alheio e a desenvolver habilidades interpessoais”, explicou a pedagoga da unidade, Renata Oliveira.

A metade final da gincana contemplou os conceitos de alimentação saudável e a prática de atividades físicas. “No terceiro dia, recebemos estudantes de nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, que ensinaram hábitos alimentares saudáveis. O mais interessante foi que as crianças e os adolescentes perceberam que não é preciso excluir nada da dieta, e sim ter um equilíbrio entre os nutrientes”, explicou Oliveira. “No último dia de atividades, eles ouviram sobre a importância da prática esportiva e tiveram que completar um circuito de atividades físicas”, acrescentou.

Na confraternização desta sexta-feira, as equipes foram premiadas e a gincana foi oficialmente encerrada com um almoço saudável, oferecido pelo Lions Clube. O evento contou, ainda, com aferição de pressão, glicemia e pesagem dos atendidos. O resultado será encaminhado para os pais ou responsáveis. “Foi uma programação completa. Tivemos um retorno muito bom, tanto das crianças quanto dos pais. Alguns deles nos abordaram para comentar a empolgação das crianças com as atividades e o conteúdo aprendido”, contou a pedagoga.

O serviço

O Curumim é um serviço SDS da PJF, que busca estimular a formação cidadã de crianças e adolescentes, através de práticas esportivas, artísticas e culturais. Além disso, são ofertadas duas refeições diárias e há espaço para os jovens estudarem. O trabalho é executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

O município conta com oito unidades do projeto, localizadas nos bairros Bonfim, Vila Esperança, São Benedito, São Pedro, Santa Luzia, Jóquei Clube, Benfica e Vila Olavo Costa. O telefone do Curumim São Pedro é o 3690-7717. A unidade fica na Rua Sady Monteiro Boechat, 185, São Pedro.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM