NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 27/8/2015 - 17:06

Portal de Notícias PJF | Café Literário – Personagens de Guimarães Rosa agitam Centro de Convivência do Idoso | SDS - 27/8/2015
O Centro de Convivência do Idoso, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), recebeu os ares do sertão na manhã desta quinta-feira, 27. Na edição de agosto do tradicional “Café Literário”, a unidade abriu as portas para os personagens do escritor mineiro João Guimarães Rosa, e celebrou a obra do autor através do teatro, da dança e de contos.

A educadora social do CCI, Emília Viveiros, explicou que a obra do autor de “Grande Sertão: Veredas”, e de outros clássicos da literatura brasileira, criou um vasto repertório de personagens e situações que possibilitaram que o evento fosse um sucesso. “Como o Café Literário tem a proposta de resgatar e promover o hábito da leitura, encontramos no Guimarães Rosa uma opção muito interessante para criar este interesse nos idosos”, afirmou.

O evento contou com uma peça teatral, desenvolvida por Emília, de um encontro de personagens de diversas obras de Guimarães Rosa. Os idosos integrantes do grupo de teatro das unidades deram vida a Manuelzão e Miguilim, de “O Grande Baile”; Riobaldo, protagonista de “Grande Sertão: Veredas”; e jagunços, andarilhos e sertanejos presentes nas obras do autor. A cada ato, uma explosão de risadas e uma salva de palmas. “Foi extremamente positivo. O Café Literário foi um projeto que começou há dois anos, com participação de 12 pessoas. É muito legal ver o salão cheio e o retorno que temos nas palavras dos atendidos”, declarou Emília.

Cultura e diversão

Como o próprio nome menciona, o evento terminou com um café, acompanhado de bolinhos de chuva, mas não antes de um pequeno baile. Motivados por temas nordestinos, os idosos se despediram dos personagens de Guimarães Rosa dançando ao som de “Asa Branca”. “Amei, essa foi uma das melhores festas. Participamos o tempo todo do teatro e ainda fui para o meio do salão para dançar um pouquinho”, riu a usuária do CCI, Anézia da Silva, de 73 anos.

O aposentado Sebastião Pinheiro, 74 anos, frequenta o Centro de Convivência do Idoso há 21 anos. De acordo com ele, além da animação que tomou conta desta edição, foi um momento que lhe rendeu conhecimento. “Não conhecia nenhum dos personagens que eles encenaram e também nem sabia que Guimarães Rosa era mineiro. Aprendi muita coisa hoje”, acrescentou.

“É muito bom estar aqui para essa festa com os colegas. O CCI é minha segunda casa. Esta é a segunda vez que enceno uma peça no “Café Literário” e eu adoro, pois desperta nossa mente”, disse Angelina Tagliatti, 74 anos, que interpretou um profeta sertanejo de “O Grande Sertão: Veredas”.

A edição de setembro do “Café Literário” terá como tema “O Grande Mentecapto”, e contemplará seu autor, Fernando Sabino. “Ainda estamos formatando e planejando a atividade, mas só posso confirmar que será tão sensacional quanto esta”, prometeu a educadora Emília Viveiros.

A unidade

O CCI é um serviço da SDS, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e informática. O telefone de contato é o 3690-7365.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.

19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21