NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 3/8/2015 - 19:17

Secretaria de Saúde e Votorantim realizam ação para conscientizar população sobre poluição no Rio Paraibuna

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará ação de conscientização e mobilização social nesta terça-feira, 4, com o objetivo de tentar mudar o hábito ainda praticado por muitas pessoas: jogar lixo nos córregos e no Rio Paraibuna.

Focando na mudança de atitude da população, por meio de promoção da educação em saúde, a meta do trabalho é reduzir a prática. Por isso, a partir das 9 horas, um grupo de agentes de endemias, formado por dez pessoas, estará na Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, próximo ao número 262, na Zona Norte, nas proximidades do Bairro Industrial, distribuindo panfletos com informações para chamar a atenção dos moradores para o problema de acúmulo de lixo no local por onde passa o córrego. O trabalho é resultado da parceria entre a SS e a Votorantim, empresa do ramo metalúrgico.

O objetivo é conscientizar a população ribeirinha sobre a degradação ambiental que ocorre, devido aos resíduos jogados nas ruas, nos córregos ou atrás das casas, e como esse lixo pode prejudicar o curso de água, não só do córrego como também do Rio Paraibuna, que está passando pelo trabalho de implantação de um processo de despoluição, realizado pela PJF.

Os materiais informativos que serão distribuídos trazem dados sobre a história do rio e problemas causados pelo acúmulo de lixo nas águas, além de um estudo da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), que indica que o leito do Paraibuna contém metais pesados, em índices alarmantes, como cádmio, zinco, chumbo, cobre e cromo.

Os panfletos também abordam a importância do rio para gerar energia elétrica, abastecer as indústrias, irrigação, lazer e consumo para os animais.

TEXTO: Maraísa Tavares

Mais informações podem ser obtidas pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo 3690-7389 / 7123.

16/4/2024 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio realiza visitas mediadas temáticas no próximo fim de semana
CCBM sedia mais um módulo do Curso Cinema, Cultura e Sociedade
16/4/2024 - PROCON