NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 30/7/2015 - 19:14

Portal de Notícias PJF | Curso de capacitação sobre cozinha escolar termina com avaliação positiva das participantes | SE - 30/7/2015
Merendas mais nutritivas, aproveitamento total dos alimentos, organização e limpeza na cozinha e receitas criativas e saborosas, com ingredientes básicos, foram alguns dos conteúdos transmitidos às cozinheiras das escolas municipais, durante a capacitação “Boas Práticas na Cozinha Escolar”. Promovido pela Secretaria de Educação (SE), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Supervisão de Planejamento e Articulação de Programa de Educação Integral (Spapei), o workshop, realizado desde segunda-feira, 27, chegou ao fim nesta quinta-feira, 30, na Escola Municipal (E.M.) Bom Pastor. A iniciativa foi muito bem aceita pelas profissionais, que elogiaram o formato das oficinas e o conteúdo ministrado.

A capacitação foi voltada para as profissionais que atuam na preparação dos alimentos para os alunos das 54 escolas da rede municipal que oferecem algum tipo de atendimento em tempo integral, sendo responsável por beneficiar cerca de 4.200 estudantes, já que os ensinamentos transmitidos às cozinheiras refletirão positivamente no dia a dia dos alunos.

A parte teórica, ministrada pelas nutricionistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Marcela Melquíades e Carolina Micarello, abordou as boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, com dicas sobre asseio pessoal, congelamento e armazenamento de alimentos. A aula prática rendeu o almoço e o lanche das participantes, que degustaram as receitas feitas durante o encontro.

O professor do arco de alimentos (uma das opções de qualificação profissional do Programa de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano), Flávio Abreu, explicou sobre a oficina de aproveitamento integral dos alimentos: “Ensinamos como aproveitar talos, cascas, fazer receitas mais nutritivas e evitar o desperdício. Com isto, geramos menos lixo e contribuímos para a saúde dos alunos”. Durante a semana, várias receitas foram elaboradas e degustadas, como bolo salgado, com talos e cascas; falso molho de tomate, com beterraba e casca de abóbora; e arroz nutritivo, com talos de espinafre, couve, salsa e casca de abóbora.

Uma das participantes, Fabiana Mendonça de Lima, é responsável pela preparação das refeições há três anos na E.M. “Thereza Falci”, no Bairro Santa Lúcia. Segundo ela, esta foi a primeira vez que participou de um treinamento com aula prática: “O curso está atendendo as minhas expectativas e vou poder fazer pratos diferentes na escola. Estou gostando bastante”. Maria de Fátima dos Santos, que trabalha na E.M. “Padre Caetano”, em Monte Verde, também estava atenta e anotando as dicas com entusiasmo: “Eu jogava muita coisa fora, que dava para aproveitar. Agora vou passar a usar tudo o que for possível na merenda. O curso está muito bom, estou adorando”.

Para a supervisora Marisa de Freitas, da Spapei, o principal objetivo do curso foi fazer com que as profissionais refletissem sobre a qualidade da alimentação escolar e o servir bem, com o máximo de aproveitamento e com a possibilidade de criar receitas diversificadas: “Acredito que as cozinheiras sairão daqui preparadas para experimentar e fazer pratos nutritivos e atraentes aos olhos dos alunos. Além disso, a troca da experiência entre as profissionais foi muito importante”.

O workshop é fruto de uma parceria da SE com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), o Senac, o Projovem Urbano, a empresa Planejar e a E.M. Bom Pastor.

FOTO: Gil Velloso

* Informações com a assessoria de comunicação da SE, pelo telefone 3690-849.

18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço