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JUIZ DE FORA - 7/7/2015 - 15:38
Reclamações sobre assuntos financeiros têm aumento de 72,14% no Procon/JF
A Agência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon/JF), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com base nos dados registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou um crescimento de 72,14% na insatisfação do consumidor com relação a assuntos financeiros (cartão de crédito, empréstimos consignados e cheque especial, entre outros). Nos primeiros sete meses de 2014 foram registrados 3.610 problemas. No mesmo período de 2015, 5.004 casos.
O superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto, orientou para que, “antes de qualquer acordo ou contratação de um serviço, o consumidor deve ler o contrato atentamente e questionar sobre todos os pontos apresentados. Caso tenha dúvida ou se sinta inseguro, também é recomendado que procure o Procon/JF para uma leitura mais crítica”.
O consumidor José Lúcio Fernandes contou que recorreu a uma financeira para pagar os custos de uma cirurgia. Segundo ele, a publicidade feita na televisão foi enganosa, pois não especificava os juros embutidos no financiamento: “Devido a minha necessidade, assinei o contrato sem ler direito. Peguei R$ 1.800,00, para pagar em 12 prestações de R$ 120,00 e outras 12 de R$ 312,40. Agora, tenho que desembolsar a quantia de R$ 5.199,72. São R$ 3.399,72 somente de juros, um total absurdo”. O aposentado, que recebe R$ 778,00 por mês, diz não ter meios para pagar a quantia. O caso está em análise no Procon/JF, a fim de encontrar uma forma para que o consumidor consiga quitar a dívida.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado (Nase), Cláudia Lazarini, fez algumas recomendações: “O consumidor precisa estar certo de que a contratação de um empréstimo ou financiamento é a opção mais certa. Pagar à vista é sempre a melhor saída, evita desgastes e futuras dívidas”.
De acordo com a especialista, o sistema de pagamento utilizando o cartão de crédito é o menos indicado, uma vez que os juros são muito altos, entre 14 e 18%. O melhor é pagar o valor total da parcela, evitando a mínima, já que os juros reincidem sobre as restantes. Cláudia recomendou não utilizar o chamado cheque especial e o empréstimo pessoal, nos quais os juros variam de 7 a 11% ao mês: “O cheque especial pode funcionar como armadilha para muitos, pois é de fácil acesso e não exige burocracia”.
Caso o consumidor precise usar o cheque especial, a recomendação do Procon/JF é que o valor a ser depositado cubra o total devido, e no menor prazo possível. Por último, está o empréstimo consignado, com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha salarial da pessoa física. Apesar de ter juros baixos, costuma ser um financiamento muito longo, podendo comprometer o vencimento e os benefícios do consumidor. A dica é, antes da contratação, fazer uma análise do salário líquido mensal e das despesas comuns do mês, juntamente às eventuais, como lazer e saúde, a fim de ver o impacto do pagamento da dívida.
O consumidor que tiver alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar um dos postos de atendimento do Procon/JF listados abaixo:
PROCON/JF CENTRO
Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7611 / 3690-8438
PROCON/JF NORDESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORDESTE
Rua Santa Terezinha, 172 - Bairro Santa Terezinha
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12h30
Tel.: (32) 3690-8610 / 8603 / 8605
PROCON/JF SUL - ESPAÇO CIDADÃO JF SUL
Rua Porto das Flores, 270 - Bairro Santa Luzia
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 13 horas às 17h30
Tel.: (32) 3690-8301
PROCON/JF NORTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORTE
Rua Inês Garcia, 357 - Bairro Benfica
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h30
Tel.: (32) 3690-7877 / 7918
PROCON/JF OESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF OESTE
Av. Presidente Costa e Silva, 1.800 - Bairro São Pedro
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 13 horas às 17h30
Tel.: (32) 3690-8285
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690-8439.
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