NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 2/7/2015 - 19:24

Portal de Notícias PJF | Prefeito abre exposição e premia vencedores do concurso fotográfico “Um Olhar Sobre meu Bairro” | SDS - 2/7/2015
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na terça-feira, 30, a exposição fotográfica “Um Olhar Sobre meu Bairro”, resultado das obras produzidas para o concurso de mesmo nome. A mostra traz fotos de toda a cidade, feitas por adolescentes participantes do Programa “Poupança Jovem”. O prefeito Bruno Siqueira abriu a exposição, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).

Recebendo os jovens fotógrafos, Bruno Siqueira agradeceu a participação de todos e parabenizou os presentes pelas obras: “É este trabalho, o trabalho da juventude, que vai mudar nosso futuro. Toda ação e investimento feitos para nossos jovens é certeza de crescimento e mudança para nossa sociedade. Estamos trazendo para Juiz de Fora um conjunto de ações onde o jovem poderá se sentir verdadeiramente parte da nossa cidade, como os pontos de internet sem fio e gratuita, cuja implantação começou na Praça CEU, e nos próximos dias estará em mais dez pontos de movimentação e lazer do município. É muito importante promovermos a cidadania e o acesso à informação aos nossos cidadãos, de todas as idades, para garantirmos a autonomia e estimular o pensamento crítico de todos”.

A exposição conta com 40 fotografias selecionadas pela equipe do “Poupança Jovem”, dentre as mais de 1.200 enviadas. Durante o evento, Bruno Siqueira anunciou os três vencedores do concurso, que receberam de suas mãos um tablet (1º lugar) e vales presente de R$ 150 (2º lugar) e R$ 100 (3º lugar), para uma livraria da cidade. O coral composto pelos integrantes do “Poupança” também fez sua primeira apresentação na ocasião. Formado a partir de uma iniciativa dos próprios adolescentes, a atuação foi uma agradável surpresa. “Além das belas fotos feitas pelos alunos, foi muito gostoso ver o show do coral. Ter tantos jovens empenhados e preocupados com nossa cidade nos dá novo fôlego e mostra que estamos no caminho certo”, disse o prefeito.

O concurso, realizado em abril, propôs que os participantes retratassem locais, situações cotidianas, paisagens ou pessoas que identificassem o bairro onde moram. “Neste concurso, convidamos o jovem a enxergar, através da fotografia, o que o seu bairro lhe desperta de bom. A cena podia ser de um espaço público ou até mesmo de pessoas e moradores. Assim, buscamos trabalhar o sentimento de pertencimento, além de estimular a valorização do espaço onde o jovem vive”, explicou o chefe do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional, José Francisco de Oliveira, responsável pelo “Poupança Jovem” em Juiz de Fora.

O primeiro lugar ficou com a foto de Iranya Vargas Vieira, da Escola Estadual Fernando Lobo. A estudante fotografou seu colégio e, em seu depoimento, mostrou como a sensibilidade pode mudar a maneira de enxergar o mundo: “A imagem dá destaque à casca do pau-brasil e, ao fundo, a Escola Fernando Lobo, uma imagem que passa despercebida, mesmo sendo vista todos os dias pelos alunos e até mesmo pelos moradores do Bairro São Mateus. A intenção da fotografia foi destacar a beleza de uma paisagem, que faz parte da rotina e nem sempre é notada, mas com o ângulo certo ganha um toque artístico e poético”.

Além dos prêmios principais, os 40 estudantes que emplacaram suas fotografias na exposição participarão de uma viagem cultural, com data e local a serem definidos pela equipe do “Poupança Jovem”.

O programa

O “Poupança Jovem” é um processo estratégico do Governo de Minas, executado na cidade pela PJF, através da SDS, voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais. No programa, os estudantes recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, que pode ser sacada ao término do terceiro ano. Além disso, participam de atividades que visam o conhecimento e a capacitação para o futuro profissional. Os atendidos têm acompanhamento do rendimento escolar, atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. Para participar devem ter frequência regular em sala de aula, bom desempenho nos estudos e integrar oficinas e cursos extracurriculares, entre outras atividades.

FOTO: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024