NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 29/5/2015 - 19:41

Portal de Notícias PJF | Prefeito debate projetos de saneamento com representantes do Governo federal na Fiemg | CESAMA - 29/5/2015
Na tarde desta sexta-feira, 29, o prefeito Bruno Siqueira participou de um encontro na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), voltado para a discussão de projetos e captação de recursos no setor de saneamento. Promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar), o evento marcou a entrega de projetos ligados à área ambiental, elaborados pela entidade, para 16 prefeitos da região.

No seu pronunciamento, Bruno Siqueira ressaltou que o estado deve buscar superar a crise hídrica que assola o país com obras no setor, que irão fomentar a economia e ampliar o diálogo com o Governo federal: “A questão ambiental tem sido uma das prioridades da nossa gestão. Prova disso foi a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, a inauguração da Adutora de Chapéu d´Uvas e as obras de despoluição do Rio Paraibuna, viabilizando, em um primeiro momento, o tratamento de 65% do esgoto no município, que atualmente trata apenas 10%”.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Sávio de Souza Cruz, destacou a relevância da Zona da Mata no setor de saneamento básico, uma vez que diversos municípios locais emplacaram projetos junto ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro): “O Fhidro tem sido muito criterioso no seu processo de seleção, o que reforça a qualidade destes projetos. Para este ano, a expectativa é de que o fundo arrecade cerca de R$ 89 milhões para novos investimentos no estado”.

Já o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite, aproveitou a oportunidade para divulgar o lançamento dos fóruns regionais em 9 de junho, em Belo Horizonte: “Os fóruns irão aproximar o Governo das regiões, ouvindo o que elas têm a dizer e nos permitindo coordenar a política de saneamento de Minas Gerais, incluindo a elaboração de um plano estadual para o setor, que aborde água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos”.

Durante o encontro, Bruno Siqueira ainda obteve a confirmação de que o Governo federal irá retomar investimentos na cidade, incluindo R$ 600.000,00 para melhorias nas vias públicas. “Por meio dessa retomada, esperamos concluir o Hospital Regional de Juiz de Fora e a estrada que interligará a BR-040 ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, obras essenciais para a nossa região. Além disso, seguimos pleiteando verbas junto ao estado, para a construção do Teatro ´Paschoal Carlos Magno`”, explicou o prefeito.

O secretário-executivo da Ampar, Virgílio Furtado, destacou as ações no programa “Sanear é Preciso”, que, desde 2008, vem buscando soluções em saneamento básico para Minas Gerais, além da captação de recursos junto ao Fhidro e ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap): “Os 16 projetos que entregamos hoje representam investimentos na ordem de R$ 2 milhões. Além deste trabalho com as prefeituras, esperamos colaborar, futuramente, com a elaboração de um plano municipal de drenagem”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais