NOTÍCIAS: SO
JUIZ DE FORA - 29/5/2015 - 18:47

Portal de Notícias PJF | Prefeitura inaugura, no Bairro JK, a oitava obra de contenção da atual administração | SO - 29/5/2015
Uma comunidade que já sofreu muito com deslizamentos de terra, no Bairro JK, foi beneficiada nesta sexta-feira, 29, com a inauguração, pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), de uma obra de contenção entre as ruas Adelaide Campos de Rezende e José Theodoro dos Santos. Ali, em 2008, houve um grave deslizamento, que colocou em risco a vida de muitas pessoas.

Agora, durante a inauguração, o prefeito Bruno Siqueira ressaltou a satisfação de entregar uma obra que tem como objetivo trazer segurança e tranquilidade para a população, estar sendo entregue no mês de aniversário da cidade: "Com essas dificuldades a nível nacional, temos o desafio de arregaçar as mangas e trabalhar muito pela cidade. Estamos entregando hoje essa obra de contenção, que é muito importante. Lembro quando estive nas casas de baixo e uma menina me contou que quase perdeu a vida no deslizamento. Fomos a Brasília buscar recursos para realizar esses trabalhos de contenção. É o maior volume de obras entregues em Juiz de Fora em quase dois anos e meio de administração. Nesses 165 anos da cidade, temos a certeza das dificuldades econômicas, mas não vamos medir esforços para que nossa gestão seja caracterizada como a de maior volume de obras, serviços e qualidade de vida. São momentos como esse que dão força e garra para trabalharmos juntos".

Esta é a oitava grande obra de contenção finalizada. Já estão prontas as dos bairros Santa Teresa, Três Moinhos, Grajaú, Santa Cruz, Vila Fortaleza, Parque Guarani e Borboleta. "Sem dúvida, é o maior pacote de obras de contenção da história de Juiz de Fora. Essa intervenção do JK é importantíssima, pois foi uma das áreas mais castigadas pelas chuvas, em relação a deslizamento de talude. Se a obra não fosse feita, o final dessa história, que hoje está sendo feliz, com a entrega dessa contenção, poderia não ser", ressaltou o secretário de Obras, Amaury Couri.

No local foi construída uma cortina atirantada de 124 metros de comprimento e altura variando de sete a 11 metros. Foram feitos, também, drenagem e revestimento do talude. O valor total da obra é de R$ 2.220.954,72. Estas contenções fazem parte do convênio de R$ 15 milhões entre a Prefeitura e o Governo federal.

Comunidade participa da inauguração

As vizinhas Maria de Lourdes Mamedes Rodrigues, que mora há quase 30 anos na Rua José Theodoro dos Santos, e Maria de Lourdes Lima Cremonezi, residente ali há 52 anos, estavam no portão de casa, esperando o prefeito, para participar desse momento tão importante para elas. "O prefeito já chegou? Quero conhecê-lo. Estou feliz com a obra", contou Cremonezi. Lourdes, por sua vez, relembrou o dia do desastre: "Escutei da minha casa, na hora que caiu o barranco. Eram ´umas seis horas` da manhã. A rua ficou um tempão fechada, e agora não tem mais perigo. Ficou muito bom".

Ana Maria de Almeida também é moradora antiga da rua, residindo ali há 60 anos. Acompanhada do netinho, ela fez questão de participar da solenidade: "Agradeço muito a Deus e ao prefeito, porque essa obra foi uma bênção de Deus. Ficou ótima. Minha garagem estava na beirada do barranco, podendo cair na casa da rua de baixo (Rua Adelaide Campos de Rezende) a qualquer momento".

Marília de Lourdes Teixeira é presidente da Associação de Moradores dos Bairros JK, Parque Burnier e Jardim da Lua, e não escondia sua felicidade: "Boa demais essa obra. Estou muito feliz e tenho certeza de que o prefeito ainda vai fazer muito mais pela cidade. Agora, os moradores do JK vão dormir tranquilos".

TEXTO: Luciana Peralta
FOTO: Gil Velloso

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Obras pelo telefone 2104-8776.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa