NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 29/5/2015 - 16:21

Prefeito concede honraria a 22 agraciados

Portal de Notícias PJF | Prefeito concede honraria a 22 agraciados | SECOM - 29/5/2015
O prefeito Bruno Siqueira entregou, na noite de quinta-feira, 28, o “Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld”, maior honraria de Juiz de Fora. Foram 22 homenageados, entre pessoas e entidades que se destacaram na defesa dos interesses culturais, sociais, econômicos, políticos e humanitários em benefício do desenvolvimento da cidade e dos juiz-foranos.

O evento faz parte da programação de celebração do aniversário de 165 anos de emancipação política do município, em 31 de maio. A solenidade teve início com a exibição de um vídeo comemorativo sobre Juiz de Fora, seguido do lançamento do livro “Bravo Brasil!”, de autoria de Maria de Lourdes Abreu de Oliveira. A obra traz como pano de fundo a saga do comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, para narrar a história do Brasil do século 19. O primeiro exemplar foi entregue ao prefeito Bruno Siqueira, depois a todos da mesa de honra e homenageados. Os outros presentes foram presenteados com um exemplar ao final.

Durante seu discurso, o prefeito Bruno Siqueira enalteceu o espírito de pioneirismo e superação dos juiz-foranos, principalmente nos momentos de crise. “Como em outros tempos históricos, a inovação está sendo o nosso recurso. Juiz de Fora de novo está olhando adiante. Na sua preparação para o futuro, a cidade se diferencia das demais e assim trafega pelas dificuldades com força, trabalho e criatividade”, afirmou.

O chefe do Executivo, destacou, também a trajetória dos agraciados, classificando-os como desbravadores, contribuindo para o avanço da cidade, realizando suas funções com respeito e amor pela cidade. “Este 22 homenageados evidenciam e fazem justiça aos nossos antepassados; reforçam e destacam nosso trabalho e conquistas do presente; e ampliam nossa confiança no futuro. Juiz de Fora é assim”.

O jornalista Ricardo Miranda discursou em nome dos 22 agraciados: “Receber implica dizer que se tenta trilhar o caminho correto. Os homenageados aqui presentes recebem o reconhecimento de Juiz de Fora. Temos a partir de agora a responsabilidade do reconhecimento da Juiz de Fora, do construtor, do poeta, do memorialista, do presidente da República, do líder sindical e, enfim, desse povo único que é juiz-forano.”

O prefeito ressaltou, ainda, algumas ações que estão sendo desenvolvidas para melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade, como: a primeira licitação do transporte coletivo, lançada na semana passada; JF + Digital disponibilizará internet gratuita nos principais pontos de aglomeração; aumento de aproximadamente 30% das creches; promoção e garantia de cidadania através de grandes intervenções urbanas ocorridas nos bairros Vila Olavo Costa – Projeto Travessia Social -, Dom Bosco – construção de Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps), creche e praça – e na Zona Norte – Centro de Esporte e Artes Unificada (CEU); instalação de 20 residências terapêuticas e despoluição do Rio Paraibuna.

Os músicos Luiz Rachid e Marcello Mattos encerraram a cerimônia tocando saxofone e teclado, respectivamente, enquanto eram exibidas fotografias de vários pontos de Juiz de Fora, feitas pelos fotógrafos Carlos Mendonça e Gil Velloso.

O evento aconteceu na Estação São Pedro e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes de vários segmentos da sociedade e familiares e amigos dos agraciados.

Em anexo, o nome dos indicados para receber a honraria. Eles foram escolhidos por membros do Conselho do Mérito, constituído por representantes dos descendentes do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, da Prefeitura de Juiz de Fora, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Câmara Municipal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.

TEXTO: Wildemar Aquino

FOTO: Gil Velloso

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo 3690-7245

24/4/2024 - SEDIC