NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 29/5/2015 - 15:20

Prefeitura inaugura creche no Jardim Cachoeira

Portal de Notícias PJF | Prefeitura inaugura creche no Jardim Cachoeira | SE - 29/5/2015
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entrega neste domingo, 31, a partir das 9 horas, mais uma importantes obra aguardada com muita expectativa pela comunidade. Será inaugurada a Creche Municipal Professora Cleonice Rainho Thomaz Ribeiro, construída no Residencial Parque das Águas, localizado no Bairro Jardim Cachoeira. A solenidade contará com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, e demais autoridades. Todos os moradores estão convidados a participar do evento.

A unidade de ensino terá capacidade para atender entre 60 e 90 crianças, com idades até 3 anos, em tempo integral, principalmente filhos de moradores do Residencial Parque das Águas, que integra o Programa “Minha Casa, Minha Vida”. O investimento da obra foi de aproximadamente R$ 941 mil, sendo financiada pelo Governo federal, através do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), e com contrapartida da PJF. A unidade contará com um bloco administrativo, dois pedagógicos e um de serviços, destinados à sala de professores, sanitários, cozinha, refeitório, lactário, lavanderia, vestiários feminino e masculino, copa, sala multiuso, fraldário, solários, pátio coberto, playground, entre demais instalações.

Outras cinco creches estão sendo construídas em diversos bairros de Juiz de Fora e serão inauguradas em breve. Com isso, o número de unidades na cidade terá um acréscimo de aproximadamente 30%, passando de 23 para 29.

O nome da creche

Nascida em Angustura, distrito de Além Paraíba (MG), Cleonice Rainho Thomaz Ribeiro viveu em Juiz de Fora desde sua infância. Bacharelou-se em Letras e licenciou-se pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira literária colaborando assiduamente com a imprensa juiz-forana, com textos para os jornais da cidade, sempre envolvida em movimentos culturais e literários. Exerceu o magistério superior na antiga Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lecionando Didática Especial de Letras Clássicas e, depois, na Faculdade de Educação da UFJF. Também foi professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária do Instituto de Ciências Humanas e Letras na mesma instituição. Exerceu ainda, por muitos anos, a função de inspetora de Ensino Superior da Secretaria de ‘Estado da Educação de Minas Gerais.

Fundou e dirigiu, por 25 anos, em Juiz de Fora, a Associação de Cultura Luso-Brasileira, de 1955 a 1980, sendo eleita sua presidente de honra. Por esse trabalho, o governo de Portugal agraciou-a com a Comenda "Ordem do Infante D. Henrique". Cleonice se destacou como escritora contista, trovadora, romancista, com mais de 30 obras publicadas e traduzidas internacionalmente, sendo um dos nomes mais respeitados nos meios literários de Juiz de Fora. Seus trabalhos foram traduzidos em diversas línguas, como inglês, francês, russo, esperanto, espanhol, chinês, holandês, dinamarquês, alemão, entre outros idiomas. Na academia de Letras Manchester Mineira, ocupou a cadeira número 15. A professora faleceu em 21 de maio de 2012, aos 97 anos.

FOTO: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação pelo telefone 3690-8497.

25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”