NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 27/5/2015 - 14:27

Portal de Notícias PJF | Reunião entre Prefeitura e moradores do Vila Olavo Costa e região permite definições sobre o Projeto Travessia | SG - 27/5/2015
Fomentar uma política participativa e dar voz à comunidade em relação ao funcionamento e à administração do complexo cultural de esportes, lazer e cidadania do Núcleo Travessia Social. Este foi o objetivo do encontro entre o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, a Comissão Núcleo Travessia Social e aproximadamente 70 pessoas do Bairro Vila Olavo Costa e região. A reunião aconteceu no início da noite desta terça-feira, 26, no Curumim do bairro.

Foi uma chance para os moradores conhecerem as ações previstas para o local e contribuírem com sugestões, já que a intenção é que eles sejam os principais responsáveis pelo andamento das atividades no equipamento público. “Vamos respeitar a vontade da comunidade, terão a oportunidade de fazer suas escolhas. O que for decidido aqui, será seguido. Nós só vamos regulamentar através de decreto”, ressaltou Figueirôa.

Já nesta primeira reunião, ficou definido que a gestão do espaço, assim que inaugurado, será feita pelo Conselho Gestor do Núcleo Travessia Social, que será paritário e deliberativo. Além disso, foi sugerido que o núcleo tenha o nome de “Padre Aloísio”. A proposta deve ser submetida à Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF).

Dentre os serviços e espaços que serão ofertados no local, foram destacados o Ciclo de Alfabetização e Cultura (CAC), biblioteca, Ambiente de Paz, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Gente em Primeiro Lugar, cozinha para gastronomia semi-industrial, salas multiuso, entre outros.

Membro da Comissão do Núcleo, José Francisco de Oliveira Sobrinho reforçou que o Conselho Gestor será responsável por pensar a ocupação do local. “É muito importante a participação da comunidade, pois vocês podem indicar as políticas mais necessárias”, afirmou.

Morador da região há 70 anos, o presidente da Escola de Samba Juventude Imperial, Davi Chaves, destacou a necessidade desta iniciativa e as melhorias que poderão ser alcançadas a partir da instalação do núcleo e início das atividades. “Pela primeira vez estou vendo um projeto deste nível aqui, isso pode transformar nossa realidade”, disse entusiasmado.

Uma nova reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 1º de junho, quando será apresentado o plano diretor do projeto e será definido, ainda, quantos membros terá o conselho, quem poderá participar e como serão escolhidos.

Também estavam presentes o comandante da 135ª Companhia de Polícia Militar, Capitão Rubens Valério; líderes religiosos; representantes de escolas estaduais e municipais; e do Centro Regional de Referência sobre Drogas.

Texto e Foto: Wildemar Aquino

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Governo pelo 3690-7245.

23/4/2024 - SE
E. M. Prefeito Dilermando Cruz Filho promove ações de enfrentamento a bullying e violência no ambiente escolar
23/4/2024 - SE
Contação de histórias e viagens literárias encantam estudantes da E. M. Marlene Barros