NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 26/5/2015 - 18:39

Superação marca o encerramento da 1ª Semana Paralímpica de Juiz de Fora em 2015

Portal de Notícias PJF | Superação marca o encerramento da 1ª Semana Paralímpica de Juiz de Fora em 2015 | SEL - 26/5/2015
Entre os dias 18 e 23 de maio foi realizada em Juiz de Fora a 1ª Semana Paralímpica de 2015, promovida pela Secretaria de esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Entre as novidades nesta edição a inclusão da modalidade polybat (tênis de mesa jogado em mesa adaptada, com laterais em toda a sua extensão) e a equipe feminina de goalball (praticado por atletas com deficiência visual, através do arremesso de uma bola sonora, com as mãos, no gol do adversário). A disputa contou, também, com natação, bocha, atletismo e futebol.

Cento e vinte e nove alunos/atletas se inscreveram, sendo 13 na bocha (11 do programa JF Paralímpico e dois da Associação de Pais e Amigos Excepcionais - Apae); 17 no futebol (seis do JF Paralímpico e 11 da Apae); oito no polybat (todos do JF Paralímpico); 23 na natação (21 do JF Paralímpico e dois do Programa JF Esporte e Cidadania); 55 no atletismo (seis do JF Paralímpico/Associação dos Cegos de Juiz de Fora - ACJF, 30 da Apae, cinco da Escola Estadual (E.E.) “Professor José Freire”, dois da E.E. “Joaquim Delgado de Paiva”, da cidade de Lima Duarte, e três da Escola Municipal (E.M.) “Pedro Paz”, também de Lima Duarte); e 13 no goalball (todos do JF Paralímpico/ACJF).

A supervisora de Esporte Adaptado da SEL, Karla Mesquita Belgo, avaliou como muito positiva a realização da 1ª Semana Paralímpica de Juiz de Fora em 2015: “Ao compararmos os números da 1ª Semana de 2015 com os da 1ª Semana de 2014, observamos crescimento no número de participantes. Além disso, os atletas apresentaram melhoria de desempenho. De um modo geral, foi muito proveitosa”. Ela enfatizou que a participação poderá ser ainda maior, quando as pessoas com necessidades especiais perceberem que a Semana Paralímpica é voltada a todos os deficientes, independentemente de estarem matriculados em escolas municipais ou em programas da PJF.

Ainda de acordo com a supervisora, foram vários os destaques, entre eles o estreante Ícaro Anibes de Castro Souza, atleta do JF Paralímpico, que participou da bocha. Érico Veríssimo de Rezende, também do JF Paralímpico, foi o artilheiro do futebol, com sete gols marcados. A natação registrou grande participação de alunos do JF Paralímpico e do JF Esporte e Cidadania. Destaque para o desempenho de Sophia Goebel Porto, atleta juvenil da Classe S3 (paralisia cerebral), nos 25 metros nado crawl. Davi Samuel Bertolozo Sales, do JF Esporte e Cidadania, nadador infantil da Classe S14 (síndrome de Down), teve boa performance nos 25 metros pernada de costas e crawl.

Vitória Joseane dos Santos Gomes e Luan Duque Schaeffer, ambos deficientes intelectuais do JF Paralímpico e da Apae, e Bruno Guedes dos Santos, deficiente visual do JF Paralímpico, melhoraram suas marcas nas provas de atletismo e conquistaram o primeiro lugar nos 100, 400 e 1.500 metros rasos, respectivamente. Destaque também para as participações no polybat, de Romerito Batista Evaristo e Rolando Machado Gonçalves Júnior, ambos do JF Paralímpico. No goalball, a estreia do naipe feminino foi marcada por um emocionante jogo.

Sobre o programa

O Programa JF Paralímpico é promovido pela PJF, através da SEL, desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Desta forma, o atendimento se torna unificado e é possível criar a cultura da prática esportiva para este público na cidade, assim como oportunizar a inserção destas pessoas em eventos competitivos.

O JF Paralímpico tem caráter socioesportivo e é desenvolvido em parceria com a ACJF, a Associação Beneficente Roberto de Oliveira (Abro) e a Apae/JF. Além disso, conta com o apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que cedem seus espaços para a realização dos treinamentos.

Quem pode participar?

A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual ou visual. Não é preciso conhecer o esporte, porque são oferecidas atividades tanto de iniciação quanto de treinamento de equipes (rendimento).

Como participar?

Basta que o interessado, ou seu responsável, compareça à SEL, onde será realizado um cadastro e a indicação para a modalidade mais adequada à sua deficiência. A pessoa receberá encaminhamento para o início das atividades e passará a integrar o programa. É indispensável a apresentação da carteira de identidade do participante e, no caso de menores de idade, é obrigatório o acompanhamento de um responsável.

A SEL fica na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha, e o atendimento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Informações: Departamento de Lazer e Exercício Físico - Supervisão de Esporte Adaptado: 3690-7853.

* Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-8596.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22