NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 26/5/2015 - 17:10

Portal de Notícias PJF | Operação JF+Limpa: Toneladas de lixo recolhidas nas ruas do Centro serão expostas na Praça Antônio Carlos | DEMLURB - 26/5/2015
A Prefeitura de Juiz de Fora realizará uma ação inédita na cidade, nesta quarta-feira, 27, dentro da Operação JF+Limpa. Uma montanha com cerca de quatro toneladas de lixo poderá ser avistada por quem passar pela Praça Antônio Carlos, das 7 às 17 horas. É desta forma que o Demlurb pretende chamar atenção da população na tentativa de conscientizar as pessoas a não jogarem restos no chão. O material que estará no local será o resultado de todo o resíduo recolhido pela equipe de varrição das ruas do Centro nesta terça-feira, 26. Em vez de ser levado para o Centro de Tratamento de Resíduos de Dias Tavares, procedimento padrão do departamento de limpeza, o lixo ficará exposto na praça.

A operação será reforçada por equipes da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), o Demlurb, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que serão empenhadas para fiscalizar a Lei 12.294, que proíbe qualquer pessoa de jogar lixo em vias públicas da cidade.

A intenção é que as pessoas possam visualizar a quantidade de material lançado irregularmente na via pública durante somente um dia e consigam perceber que um papelzinho jogado no chão pode se transformar em muitas toneladas de lixo se várias pessoas repetirem o mesmo ato. “Nosso objetivo é o impacto visual. Acreditamos ser interessante mostrar ao cidadão o que acontece quando toma a atitude errada de jogar o lixo no chão. Queremos que a população se torne parceira da Prefeitura nesta ação educativa e passe a colaborar não dispensando os resíduos fora da lixeira e coibindo as pessoas que fazem isso”, ressalta o diretor-geral do Demlurb, Marlon Martins.

Além da montanha com o lixo, a Praça Antônio Carlos vai abrigar um estande do setor de Educação Ambiental do Demlurb. A equipe vai expor produtos confeccionados com materiais recicláveis, além de passar orientações sobre coleta domiciliar e seletiva, a forma correta de descarte do lixo e medidas para mantermos a cidade limpa. Os motoristas que passarem pelo local também vão receber lixeiras para carros produzidas pelas acauteladas da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, dentro do projeto de reaproveitamento de tecidos do Demlurb, realizado com o apoio da Ita Persianas.

Para manter a cidade sempre limpa, mais de 150 garis, divididos em dois turnos, realizam diariamente a varrição das vias do município. "A gente acaba de varrer a rua e logo em seguida as pessoas jogam lixo de novo no chão, nem consideram que está tudo limpinho", conta a servidora Irene da Silva, que atua há 15 anos na limpeza das ruas centrais após as 17 horas.

Desde 2013 o Demlurb vem ampliando consideravelmente o número de lixeiras instaladas no Centro e, recentemente, alterou a tradicional cor laranja para verde em pontos turísticos, praças e na Avenida Rio Branco para obter uma maior harmonia com o conjunto arquitetônico da cidade e ressaltar a importância da preservação ambiental.

SAU participa da Operação JF+Limpa

O Departamento de Fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), o Demlurb, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, participará da “Operação JF+Limpa”. Nos dias 27 e 28, serão empenhados servidores para fiscalizar a Lei 12.294, que proíbe qualquer cidadão de jogar lixo nos logradouros públicos de Juiz de Fora.

Nesta quarta-feira, 27, a operação acontecerá na Praça da Estação, Praça Antônio Carlos, Parque Halfeld e Rua Halfeld. Já no dia 28, as equipes atuarão no Bairro Manoel Honório e novamente no Parque Halfeld. Como previsto em lei, em caso de flagrante o cidadão receberá a advertência por escrito.

Ainda de acordo com a legislação, em caso de reincidência, a multa para volumes pequenos, que tenham tamanho igual ou menor ao de uma lata de refrigerante, é de R$ 50. Para resíduos maiores que uma lata de refrigerante até o limite de uma sacola plástica de 20 litros, a multa é de R$ 150. Em caso de reincidências, o valor será dobrado. A Operação se estenderá nos próximos dias.

A secretaria destaca o aspecto educativo, que visa prioritariamente a conscientização das pessoas na manutenção das condições de limpeza dos logradouros públicos. A SAU pede apoio à população no sentido de não jogar resíduo nas ruas ou em terrenos baldios, descartar em lixeiras ou doar garrafas plásticas, vidros e papéis para associações de reciclagem.

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb, pelo telefone 3690-3537.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa