NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 22/5/2015 - 17:00

Portal de Notícias PJF | “Roda de Conversa” - Integrantes da “Rádio Piraí” e profissionais de comunicação trocam experiências | SECOM - 22/5/2015
Como parte da programação da “4ª Semana de Saúde Mental”, o “Bem Comum”, projeto da Secretaria de Comunicação (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), promoveu na tarde de quinta-feira, 21, uma Roda de Conversa com os integrantes da “Rádio Piraí” - do Centro de Convivência Recriar, do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde. O tema abordado foi “A contribuição da comunicação na Luta Antimanicomial”.

Os radialistas convidados ouviram o 15° programa da rádio, que falou sobre a melhoria dos serviços da Saúde Mental e o fechamento dos hospitais psiquiátricos na cidade. Durante a conversa, os profissionais deram dicas aos participantes da rádio. O vice-prefeito Sérgio Rodrigues, que trabalhou durante 30 anos em rádio, ressaltou que a Roda de Conversa foi um momento de troca de ideias. “Nós vivemos uma experiência grandiosa, que precisa ser mostrada para outras comunidades. Estou feliz de participar desse encontro e saio daqui fortalecido e estimulado pelo projeto da Rádio Piraí”.

A chefe de Marketing da SCS, Tâmara Lis, destacou que a comunicação é muito importante para qualquer tipo de socialização. É uma possibilidade de as pessoas se entenderem, poderem falar sobre o que é importante. “Eu acho que a pessoa que sofre algum tipo de discriminação quer ser ouvida, respeitada e poder contar sua história”. Para Tâmara, o trabalho da Secretaria de Comunicação é fazer com que isso aconteça, através do projeto “Bem Comum” e de ferramentas de comunicação que a cidade tem e que são públicos, como o site e programas de rádio da PJF.

A participante da “Rádio Piraí” Flávia Beatriz, disse que a conversa com os radialistas foi muito interessante. Para ela, foi uma oportunidade que os usuários da Saúde Mental tiveram para ficar mais incluídos na sociedade.

O apresentador da Rádio Globo, Francisco Canalli, afirmou que a presença do poder público e de profissionais da área de comunicação no projeto da “Rádio Piraí” é fundamental. “Primeiro nos traz uma alegria e satisfação muito grande em saber que essas pessoas têm uma visão diferenciada da vida a partir do rádio, além de abrir um leque de informação, fiscalização e acompanhamento. O projeto chama a atenção da sociedade. Eu acho que podemos avançar as fronteiras e, quem sabe, ter um programa de rádio local apresentado e produzido pela turma da Rádio Piraí”.

“Foi uma experiência emocionante. Eles produzem, gravam, entrevistam, e a vinheta é feita na voz deles. Os meios de comunicação precisam abraçar esse projeto. A Rádio Piraí precisa ir além, para, inclusive, quebrar paradigmas e acabar com preconceitos”, ressaltou a jornalista e locutora da Rádio Alô FM, Sílvia Germano.

A psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência Recriar, Ilka de Araujo, destaca que o rádio é um veículo popular e de acesso amplo para muitos que não têm contato com a internet. A presença de radialistas que fazem parte do cotidiano da turma da “Rádio Piraí” na Roda de Conversa foi uma experiência enriquecedora de conhecimento.

Para o jornalista e locutor da Rádio Globo, Wildemar Aquino, “o momento foi uma troca de experiência e de informação entre nós que somos profissionais de comunicação e a turma da Rádio Piraí. Eu acho que foi um incentivo muito grande, tanto para eles quanto para nós, que pudemos conhecer um pouco desse universo, para que ambas as partes possam crescer dentro de um propósito que é o rádio”.

Cris Hübner, locutora da Rádio CBN Juiz de Fora e apresentadora do “Alterosa em Alerta”, disse que a turma da “Rádio Piraí” é muito talentosa. Eles se envolvem e levam a sério o programa. Para Cris, foi uma tarde encantadora e muito proveitosa. Ela explicou que é fundamental entender como funciona a magia do rádio. Entrar na casa das pessoas, mesmo que seja via web, sem nem ao menos conhecê-las e, de alguma forma, fazer parte da vida delas.

O estudante de jornalismo Philippe Rossard participou da Roda de Conversa e contou que está desenvolvendo um projeto com a “Rádio Piraí” para a disciplina de “Comunicação Comunitária”. Ele anotou as dicas que os profissionais deram para a realização desse trabalho, que segundo observa, engloba a comunicação na internet.

TEXTO: Daniel Amaro
FOTO: Carlos Mendonça

* Mais informações com a Secretaria de Comunicação Social pelos telefones 3690-7246/7781.

19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades