NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 4/5/2015 - 17:58

Mês das Mães - Adolescentes do Poupança Jovem confeccionam presentes

Portal de Notícias PJF | Mês das Mães - Adolescentes do Poupança Jovem confeccionam presentes | SDS - 4/5/2015
Cerca de 20 adolescentes do programa Poupança Jovem, acompanhados por suas mães, reuniram-se nesta segunda-feira, 4, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para a primeira aula da oficina de “patchwork”. A técnica compreende a costura de retalhos de diferentes formas e cores para a confecção de colchas e outros artigos. A oficina ocorrerá durante todo o mês, e os alunos vão oferecer às mães um presente especial, feito com o próprio trabalho e criatividade, na data dedicada a elas, oficialmente comemorada no próximo domingo, 10.

De acordo com o chefe do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional, José Francisco de Oliveira, a atuação do Poupança Jovem na cidade tem o intuito de promover, através de oficinas, a integração entre os jovens e a sociedade. “Estamos fazendo um trabalho em que as gerações se encontram, trocam experiências e aprendizado. As atividades oferecidas pelo programa promovem integração e cultura”.

Durante as aulas, os adolescentes e suas mães produzirão, em conjunto, carteiras, porta-tesouras e outros objetos. “O ´patchwor` é uma técnica que passava pelas gerações, de mãe para filha, por isso foi escolhido como tema das oficinas para este mês. Além disso, como contará com a participação das mães dos alunos, é uma oportunidade de aprender uma técnica que pode se traduzir em geração de renda”, destacou a artesã Rose Ventin, da equipe do apoio comunitário do Poupança Jovem.

A oficina de “patchwork” ocorrerá todas as segundas e terças feiras de maio, das 17h30 às 19 horas, na sede do “Poupança Jovem” (Rua Halfeld, 450, 5º andar – Centro)

O programa

O “Poupança Jovem” é um processo estratégico do Governo de Minas, executado na cidade pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais. No programa, os estudantes recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, que pode ser sacada ao término do terceiro ano. Além disso, os alunos participam de atividades que visam ao conhecimento e à capacitação para o futuro profissional.

Os alunos atendidos pelo Poupança Jovem têm acompanhamento do rendimento escolar, atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. Para participar, devem ter frequência regular em sala de aula, bom desempenho nos estudos e integrar oficinas e cursos diversificados, entre outras atividades.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa