NOTÍCIAS: VICE-PREFEITO
JUIZ DE FORA - 24/4/2015 - 17:44

Portal de Notícias PJF |     Vice-prefeito participa de reinauguração da “Casa da Mulher Gestante”, no Hospital João Penido | VICE-PREFEITO - 24/4/2015
O vice-prefeito Sérgio Rodrigues esteve nesta sexta-feira, 24, no Hospital João Penido, para a reinauguração da “Casa da Mulher Gestante”. A casa é composta por três quartos, cozinha com área de serviço, ampla sala, banheiro com divisões, consultório médico e posto de enfermagem. Esse espaço abrigará até dez mães em situação de risco. A prioridade é atender mulheres que moram nas cidades da região, que não possuem esse tipo de atendimento local. O hospital tem como diretor o professor Renê Gonçalves de Matos, ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Este trabalho que está sendo retomado aqui no Hospital João Penido me remete carinho, afago, relações humanizadas. Quem sair daqui sentirá saudades do atendimento cuidadoso que receberam das pessoas que fazem parte deste hospital. Desejo sorte ao diretor Renê. Que este trabalho seja gratificante e que traga humanização a todos que por aqui passarem”, afirmou Sérgio.

Durante a cerimônia de apresentação dos serviços prestados, Renê Gonçalves, que assumiu a diretoria do hospital há cerca de um mês, pediu para que fosse lida a carta de uma gestante que deixou o hospital em 2010. Segundo ele, “esta carta remete ao que era este hospital e o que continuará sendo: um lugar acolhedor”.

Na carta, lida pela coordenadora da “Casa”, Heloísa Helena Rodrigues do Vale, a gestante diz que “o parto do meu primeiro filho foi saudável e tranquilo, mas quando engravidei do segundo, tive complicações e quase o perdi. Quando fiz 34 semanas de gestação ele nasceu, e como era prematuro, tinha medo que o pior acontecesse, mas me trouxeram para a Casa da Gestante e aqui fui tão bem tratada, fiz amizades verdadeiras e posso dizer que sentirei muitas saudades, em especial de algumas enfermeiras”.

O tempo passou, e esta imagem positiva continua para as novas mães que estão sendo atendidas na unidade. Segundo Diam Carla Augusta do Nascimento, 19 anos, o filho, Lorenzo Willian do Nascimento, nasceu prematuro há três dias, e agora está na UTI: “Moro em Lima Duarte e, mesmo estando nesta situação difícil, tenho certeza que eu não estaria sendo tão bem cuidada assim, se estivesse em outro lugar. Meu filho está se recuperando, e eu também.”

Além do vice-prefeito, outras autoridades estavam presentes, dentre elas, a prefeita de Goianá, Maria Elena Zaidem Lanini: “Nossa referência na saúde é Juiz de Fora, e esta retomada de atendimento, com prioridade em receber mães de municípios vizinhos, nos deixa muito felizes, porque um município pequeno não tem como arcar com as despesas e cuidados desta mãe, que muitas vezes não se enquadra mais no atendimento hospitalar, mas, mesmo assim, precisa de assistência para ela e para o bebê. Esta é mais uma porta que se abre, para que a saúde pública seja referência em Juiz de Fora e região”.

Foto: Gil Velloso
Texto: Michelle Carvalho

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7599.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa