NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 24/4/2015 - 17:13

Portal de Notícias PJF | “Espaço Diversão” – Tarde de brincadeiras para crianças de famílias assistidas pela Defesa Civil | SECOM - 24/4/2015
Com brincadeiras para todos os gostos, pipoca e chocolate, a tarde de quinta-feira, 23, foi de diversão para 30 crianças de famílias em áreas de risco, assistidas pela Subsecretaria da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Elas participaram da segunda edição do “Espaço Diversão”, promovido pelo “Bem Comum”, projeto da Secretaria de Comunicação Social (SCS), em parceria com o Santa Cruz Shopping, e puderam aproveitar ao máximo as brincadeiras na cama elástica, escorregador e piscina de bolinhas, nos espaços “Planeta Criança”, “Ilha de Recreação” e “Fábrica de Chocolate”.

Vestindo toucas e avental, no espaço “Fábrica de Chocolate”, as crianças puderam enfeitar com granulado e uvas o chocolate, e ganharam pirulito. Samuel, 7 anos, contou que o chocolate estava uma delícia e que adorou brincar com os amigos. O pequeno Waslley, 8 meses, também se deliciou com o pirulito de chocolate. Em outro espaço, Dainara, 7 anos, brincava junto com as amigas na casa de boneca. Ela aproveitou todas as brincadeiras e o que mais gostou foi de confeitar o chocolate.

A cuidadora Elaine Pereira Gomes, disse que não é sempre que as crianças têm oportunidade de realizar esses passeios, principalmente devido ao custo. Ela se lembrou da festa de Páscoa, promovida pela Defesa Civil, e relatou a atenção dada às crianças, desde o tratamento até às brincadeiras: “Incrível, maravilhoso, tudo de bom. Perfeito”.

Débora Aurélia Rodrigues acompanhou os três filhos no passeio. Ela manifestou seu agradecimento por poder participar do evento e afirmou que a iniciativa traz benefícios não só para as crianças, mas também para os pais, que muitas vezes não podem levar os filhos para brincar. Ela comentou que os filhos adoraram o passeio. O auxiliar administrativo Wellington Novaes também destacou a iniciativa e afirmou que essa é uma ótima forma para proporcionar lazer as crianças.

Joaquim Pereira, chefe do Departamento de Prevenção da Defesa Civil, ressaltou que o trabalho do órgão não se limita apenas à parte técnica. Existe o setor social onde é feito o encaminhamento das famílias de áreas de risco para a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) ou os centros de referências de Assistência Social (Cras) e de Especializado de Assistência Social (Creas). A Defesa Civil tem se sensibilizado e oferecido um tratamento especial a essas famílias, principalmente as crianças. As ações começaram com uma festa de Natal, pois, como é um período chuvoso, há uma intensa prevenção e fiscalização de imóveis em área de risco. Os funcionários do órgão se uniram para promover essa festa. Joaquim avaliou positivamente a parceria com o “Bem Comum”, e contou que está preparando um grande evento para o Dia das Crianças.

A analista de marketing do Shopping Santa Cruz, Mariana Marcial, acompanhou as brincadeiras. Ela afirmou que é muito bom ver crianças animadas, correndo e fazendo bagunça: “Muito mais que ajudar, estamos sendo ajudados pela parceria com o ‘Bem Comum’".

Ela destacou a preocupação do shopping em oferecer lazer às crianças: “Existem vários espaços, detalhes pensados para crianças. Como lixeiras e bancos personalizados. Todos os cuidados para atrair e deixar as crianças confortáveis. O shopping procura reforçar cada vez mais a imagem de shopping da família”.

TEXTO: Daniel Amaro
FOTO: Carlos Mendonça

* Mais informações com a Secretaria de Comunicação Social pelos telefones 3690-7245/7599.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22