NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 24/4/2015 - 15:43

Museu promove workshop “Restauro de Jardins Históricos”

Portal de Notícias PJF | Museu promove workshop “Restauro de Jardins Históricos” | MUSEU MARIANO PROCÓPIO - 24/4/2015
O Museu Mariano Procópio realizou, de terça a quinta-feira, o workshop “Restauro de Jardins Históricos”, reunindo profissionais selecionados de várias partes do país. O curso foi ministrado pela arquiteta paisagista Cristina Castel-Branco, professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, que é doutora em História de Arte de Jardins.

O workshop teve como objeto o projeto de restauro do parque do Museu Mariano Procópio, com o propósito de sua reabertura total ao público, em conformidade com as cartas patrimoniais e em observância às regras de restauro do patrimônio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), analisando os problemas em torno do patrimônio e casos de sucesso e insucesso. Os participantes, divididos em grupos, desenvolveram uma planta e uma memória descritiva das linhas mestras de um Plano Diretor de Restauro, fundamentada na abordagem dos interesses ambiental, do Patrimônio, do Turismo e da comunidade.

É uma ação importante e que deixa resultados positivos para os profissionais brasileiros, diante da incipiente produção científica sobre técnicas de restauro de Jardins Históricos, especialmente para Juiz de Fora, que, além do Museu Mariano Procópio, possui outros jardins que necessitam de intervenção. O workshop veio suprir essa lacuna e gerou conhecimento, por meio de uma experiente arquiteta paisagista que tem inúmeros projetos, como parques públicos, jardins contemporâneos e restauro de jardins na Europa. Seu trabalho tem reconhecimento internacional e, entre seus projetos de restauro em Lisboa, estão os do Palácio da Fronteira e o Jardim Botânico da Ajuda, que restaurou e depois dirigiu.

Para Ana Pessoa, da Fundação Casa de Rui Barbosa, o evento é a consolidação das ações empreendidas pela Rede de Gestores de Jardins Históricos, quase cinco anos depois da elaboração da Carta de Juiz de Fora, na mesma cidade que sediou o 1º Encontro de Gestores de Jardins Históricos. “É um evento que se soma a outras iniciativas de promoção dos jardins brasileiros. Vem sendo mantida uma agenda de encontros, publicações e pesquisas”.

Entre os participantes selecionados e com vínculos com jardins históricos, estiveram profissionais da cidade e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de professores, mestrando e doutorandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Unicamp, do Departamento de Parque e Jardins da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. “É uma grande oportunidade para troca de experiências e obtenção de conhecimento”, diz o arquiteto Paulo Kalil, da subgerência de Projetos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), instituição da Secretaria de Cultura da Bahia.

A Fundação Museu Mariano Procópio vem trabalhando na salvaguarda e valorização dos jardins históricos nacionais. “Integramos a Rede de Gestores de jardins históricos, que vem atuando firmemente desde 2010, para valorizar o jardim como monumento, a partir da necessidade de discutir a gestão, a conservação e a produção de conhecimento sobre os jardins históricos brasileiros”, afirma o superintendente do museu, Douglas Fasolato.

O Workshop é uma é uma iniciativa da Fundação Museu Mariano Procópio, em colaboração com a Escola de Belas Artes/UFRJ, Fundação Casa de Rui Barbosa e apoio da Rede de Gestores de Jardins Históricos, Expomus, Fundação Centro Tecnológico e Concrejato.

Parque do Museu Mariano Procópio

Rua Mariano Procópio, 1.100 – Bairro Mariano Procópio. CEP: 36035-780.Tel.: (32) 3690-2211
Funcionamento para o público em geral: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas
Horário especial para integrantes do Clube da Caminhada: das 6 às 8 horas

Sede administrativa da Fundação Museu Mariano Procópio

Rua Dom Pedro II, 350 – Bairro Mariano Procópio. CEP: 36035-090. Tel.: (32) 3690-2200
Segunda a sexta-feira: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelo telefone 3690-7599.

15/4/2024 - SG
PJF convida os moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus para reunião sobre o “Rua de Brincar”
15/4/2024 - SETUR
Ministra do Turismo e presidente da Embratur elogiam ações da prefeita na WTM em SP