NOTÍCIAS: PROCON
JUIZ DE FORA - 24/4/2015 - 14:58
Procon determina abertura de procedimento administrativo contra Caixa Econômica Federal
Diante do aumento expressivo do número de reclamações registradas na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) contra a Caixa Econômica Federal, item cartões, o Procon/JF determinou abertura de procedimento administrativo, a fim de mensurar as irregularidades e tomar as medidas legais cabíveis.
De acordo com o superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, o crescimento acentuado no número de consumidores que procuraram o órgão para fazer reclamações contra a Caixa se deu, principalmente, a partir de janeiro de 2014, e até o momento nenhuma solução foi apresentada pelo banco. “Desde o início do ano passado, o Procon busca medidas amigáveis para resolver os problemas dos consumidores, mas a Caixa não apresenta propostas rápidas e eficazes, causando prejuízos aos clientes do banco, além de impactar todo o atendimento do Procon”.
Registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) demonstram que, em 2013, o Procon/JF registrou 138 atendimentos. Em 2014, esse número praticamente dobrou, passando para 274. E somente nos quatro primeiros meses de 2015 já foram atendidas 178 reclamações contra a Caixa Econômica Federal, relacionadas a problemas com cartões.
Uma das reclamações foi feita pela técnica de enfermagem Maria de Fátima Ribeiro. Segundo ela, depois de muita insistência, teria conseguido ser atendida pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Caixa. A consumidora contou que solicitou o pagamento único das faturas do cartão de crédito da filha, uma vez que estava recebendo cobranças com valores diferenciados daqueles reconhecidos pela consumidora. “Após a negociação sobre o pagamento integral, o banco continuou enviando as antigas faturas para a minha residência e, após novo contato, me disseram que não havia nenhum registro sobre a minha solicitação”. Após apresentar comprovantes das cobranças e números de protocolos das ligações feitas pela consumidora, o Procon registrou a reclamação e marcou audiência com representantes da Caixa.
O superintendente do Procon/JF disse que o órgão vem cumprindo o trâmite legal para solucionar os problemas, entretanto, a Caixa não responde às Cartas de Investigação Preliminar (CIPs); representantes do banco, muitas vezes, não comparecem às audiências agendadas e, quando comparecem, afirmam não ter a alçada legal para solucionar as reclamações. “Diante da situação, não resta alternativa senão buscar as medidas punitivas contra a Caixa para garantir os direitos dos consumidores”.
Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar um dos postos de atendimento do Procon/JF listados abaixo:
PROCON/JF CENTRO
Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7611 / 3690-8438
PROCON/JF NORDESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORDESTE
Rua Santa Terezinha - 172 - Bairro Santa Terezinha
Dias/horários: segunda a sexta-feira / das 8 às 12h30
Tel.: (32) 3690-8610 / 8603 / 8605
PROCON/JF SUL - ESPAÇO CIDADÃO JF SUL
Rua Porto das Flores - 270 - Bairro Santa Luzia
Dias/horários: segunda a sexta-feira / das 13 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8301
PROCON/JF NORTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORTE
Rua Inês Garcia - 357 - Bairro Benfica
Dias/horários: segunda a sexta-feira / das 8 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7877 / 7918
PROCON/JF OESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF OESTE
Av. Presid. Costa e Silva - 1800 - Bairro São Pedro
Dias/horários: segunda a sexta-feira / das 13 às 17h30
Tel.: (32) 3690-8285
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690-8439.
IMPRIMIR