NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 17/4/2015 - 18:20

Poupança Jovem inicia ciclo de atividades para adolescentes e familiares

O programa Poupança Jovem em Juiz de Fora promoveu nesta quinta-feira, 16, a 1ª Reunião de Pais e Filhos, num encontro entre familiares e alunos participantes. Cerca de 60 pessoas compareceram ao 5° andar da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de estreitarem os laços entre as gerações e conhecerem o andamento do programa.

Este encontro marcou também o início de diversas atividades voltadas para o envolvimento da família dos alunos cadastrados no Poupança nas programações pensadas para o público adolescente, como dinâmicas, workshops e rodas de conversa. “É um ciclo de reuniões que promove o encontro entre esse núcleo familiar, que nem sempre consegue falar a mesma língua. As atividades são voltadas para o universo dos jovens, e como os pais podem interagir nesse ambiente, estando mais próximos dos filhos e conhecendo seus anseios”, destacou a supervisora do programa na cidade, Jaqueline Trovato.

Durante a reunião, o chefe do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional da SDS, José Francisco de Oliveira, apresentou, detalhadamente, para os familiares e alunos, os diversos serviços e realizações da PJF voltados para atender os jovens, entre eles a instalação de pontos de wifi nas praças, os bicicletários e as atividades desenvolvidas no Centro de Artes e Esportes Unificados da Zona Norte (Praça CEU). Expandindo o trabalho, a SDS tem a apresentação programada para visitas em escolas estaduais.

Oficinas às sextas-feiras

Começou nesta sexta-feira, 17, uma série de oficinas de arte, onde os adolescentes vão desenvolver, até o final de junho, atividades artesanais com tear, papel e macramê. A ideia é instigar a consciência ecológica de reutilização de materiais, até então desconhecidos, em suas outras possibilidades de customização, como, por exemplo, lãs, cadarços, palitos de madeira, flores e miçangas.

A primeira oficina, ministrada pela educadora Érika Senra, reuniu 30 jovens de duas escolas estaduais da cidade para aprenderem, passo a passo, a técnica de reciclagem de jornal usado. “O processo é simples, utilizando apenas um litro de água para cada copo de papel picado, batendo e deixando secar. Os jovens botaram a mão na massa e as suas produções e quadros ficaram expostos, além de poderem levar para casa como lembrança”, ressaltou Érika. A estudante Thayane de Oliveira, 15 anos, interessou-se pela temática: “Nunca tinha visto essa reutilização do papel de perto, e é bem rápida. Achei muito bacana a proposta”. A próxima oficina acontece na sexta-feira, 24.

O programa

O Poupança Jovem é um processo estratégico do Governo de Minas, executado na cidade pela PJF, através da SDS, voltado para alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais. No programa, os estudantes recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, que pode ser sacada ao término do terceiro ano. Além disso, os alunos participam de atividades que visam o conhecimento e a capacitação para o futuro profissional.

Os alunos atendidos pelo Poupança Jovem têm acompanhamento do rendimento escolar, atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes. Para participar, devem ter frequência regular em sala de aula, bom desempenho nos estudos e integrar oficinas e cursos extracurriculares, entre outras atividades.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais