NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 17/4/2015 - 17:15

Portal de Notícias PJF | 1ª Mostra de Direitos Humanos de Juiz de Fora apresenta experiências de sucesso das unidades da SDS | SDS - 17/4/2015
“O grande alcance dessa iniciativa é educar e mudar o nosso olhar, como servidores públicos, na questão dos direitos humanos, quebrando o preconceito e a visão estigmatizadora sobre determinados gêneros e grupos sociais”. Foi com essas palavras que o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, abriu a 1ª Mostra de Direitos Humanos de Juiz de Fora nesta sexta-feira, 17, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Juiz de Fora (Avenida dos Andradas, 696). O evento, uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e Saúde (SS), reuniu representantes de entidades jurídicas e da assistência social, além de pesquisadores e profissionais da área, para apresentar e discutir os projetos do programa “Ciranda Cidadã”, executado nas unidades socioassistenciais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A “Ciranda Cidadã” é um programa de garantia de direitos para populações marginalizadas. No ano passado, foi iniciado um ciclo de formação denominado “Conceitos em Ciranda”, atendendo os servidores da SDS. Esta capacitação teve como consequência diversas discussões temáticas, que incentivaram a criação da 1ª Mostra de Direitos Humanos. “Este foi o grande passo do programa, porque mostra o compromisso institucional firmado pelo Executivo, ao capacitar seus profissionais, com o debate acerca da violação dos direitos dos cidadãos”, completou Cheker.

O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, parabenizou os resultados alcançados após seis meses do início do programa. “Essa é uma iniciativa pioneira, porque forma uma parceria intersetorial, entre saúde e desenvolvimento social, de educação permanente dos trabalhadores que lidam com questões historicamente negligenciadas. O fato de esta ser a primeira Mostra nos indica a realização de outras, o que é muito produtivo para o município”, pontuou.

Além da apresentação das experiências e ações executadas nos equipamentos da SDS, como nas unidades dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), a Mostra recebeu, ainda, as contribuições dos convidados Tiago Rattes, historiador, e da professora do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juliana Perucchi. “As apresentações aproximam a gestão das dificuldades e da realidade que envolve os usuários dos serviços da SDS, com os temas de direitos das mulheres, negros e grupos LGBT, por exemplo”, avaliou a coordenadora do “Ciranda Cidadã”, Giane Elisa de Almeida.

O projeto

Com o objetivo de oferecer uma atenção especial para a população negra, a mulher e o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) da cidade, a “Ciranda Cidadã” é uma iniciativa pioneira no município, com ações de garantia e promoção de direitos humanos para populações marginalizadas. O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), prevê programações educativas, direcionadas aos servidores das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, preparando-os para atender melhor o público em questão. A previsão é de que as ações se estendam até agosto.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais