NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 31/3/2015 - 18:36

Portal de Notícias PJF | Territorialização – SDS reordena Centros de Referência Especializados em Assistência Social | SDS - 31/3/2015
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou, na tarde desta terça-feira, 31, o novo plano de ordenação territorial dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas). Agora as unidades abrangem, em uma mesma sede, atendimento a diferentes casos de violação de direitos familiares e individuais – como situações de violência física e psicológica, abuso e abandono –, levando em conta a localidade do público atendido.

A territorialização tem se constituído como uma estratégia na implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a fim de que os serviços fiquem mais próximos da população e, consequentemente, possibilitem o conhecimento da equipe técnica acerca da vulnerabilidade e das necessidades do público atendido. Com esse propósito, a articulação dos Creas mudou. “A partir dessa territorialização, que começa na próxima segunda-feira, 6, eles atendem universalmente à população. Uma família com idosos, mulheres ou crianças com violação de direito será atendida em um único Creas. Antes, a divisão era feita em Creas Idoso Mulher (que passará a se chamar Creas Centro 1), Creas Infância e Juventude (chamado agora Creas Centro 2), e Creas Norte”, explica o chefe do Departamento de Proteção Especial da SDS, Lindomar José.

As mudanças potencializam o atendimento e ampliam o alcance do público, facilitando, também, a acessibilidade das famílias ao serviço dos Creas. Para essa mudança, o Departamento de Avaliação e Gestão da Informação (Dagi) da SDS executou uma pesquisa de conhecimento preciso dos territórios de abrangência, critérios e demandas.

Os Creas atendem, mensalmente, 1.355 famílias, com orientações e proteção social, acesso a serviços socioassistenciais e políticas públicas setoriais, além de identificação de situações de violação de direitos. O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, parabenizou a iniciativa, firmando o compromisso de trabalhar com a gestão cada vez mais próxima da população. "É com muita alegria que coroamos esse processo de evolução da avaliação e monitoramento das incidências de risco social depois de muitas reuniões e planejamento. É um ganho imenso para a população e as equipes, pois toda a família será acolhida e amparada em um único local, já que a partir de agora os Creas ficam universalizados na sua composição de atendimento. Temos trabalhado para fazer com que cada vez mais os nossos serviços de assistência estejam no cerne da população. A prática dos Creas trouxe melhorias concretas para nossa sociedade, e precisamos mostrar como isso tem mudado a vida de milhares de juiz-foranos", completa.

O subsecretário da Pasta, Rogério Rodrigues, apresentou as novas denominações dos Creas para cerca de cem pessoas, entre profissionais das secretarias parceiras e servidores dos equipamentos da SDS, além de representantes de bairros. “É uma demanda histórica que promove a garantia dos direitos e a humanização do serviço, pois conhecemos mais de perto as potencialidades de cada território e contribuímos para restaurar e preservar a integridade e autonomia dos usuários”, destaca Rogério. Ele apresentou o perfil do público atendido pelo Creas, discursou sobre a importância do trabalho social atrelado às políticas públicas e chamou a atenção para o papel do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) na atuação dos Centros Especializados.

Os Creas

Os Creas são responsáveis pela oferta e atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos. As denúncias são acolhidas por telefone, encaminhamento de outras instituições ou através de atendimento presencial. As unidades ofertam acompanhamento técnico especializado, desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a verificar a denúncia acolhida e favorecer a reparação da situação de violência vivida por criança, adolescente, mulher ou idoso.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal