NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 31/3/2015 - 18:13

Portal de Notícias PJF | “Pró-bairros” – Projeto social “Hei de Vencer” beneficia moradores do São Geraldo e Teixeiras | SG - 31/3/2015
Oferecer atividade saudável para ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes. Este é um dos objetivos do projeto “Hei de Vencer”, desenvolvido pelas associações de moradores dos bairros São Geraldo e Teixeiras. As duas ações são custeadas pela Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da lei do “Pró-bairros”.

O projeto visa a promover a qualidade de vida através da prática esportiva, oferecendo aulas de artes marciais (jiu-jitsu, judô, boxe, muay-thay e karatê), objetivando a promoção de práticas saudáveis, disciplina e inclusão social dos moradores dos bairros beneficiados.

“Vim conhecer, fiquei encantada e matriculei meus meninos. Acredito que seja uma maneira de incentivar as crianças para buscar coisas boas no futuro”, destacou com muito entusiasmo a dona de casa Rosania Procópio Santos, 39, mãe de quatro crianças participantes do projeto no Bairro São Geraldo. Na opinião dela, com uma ocupação as crianças ficam longe da criminalidade e das más companhias. Em apenas dois meses de participação, Rosania garante já ter notado diferença no comportamento dos filhos: “Melhoraram muito. Estão brigando menos, mais unidos e companheiros. Aqui eles aprendem a ser mais educados e disciplinados, é muito bom”, finaliza.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Geraldo, Renilson Ferreira, ressalta que, com os recursos disponibilizados pelo “Pró-bairros”, foi possível investir na compra de material e pagamento de um profissional para ministrar as aulas. “Adquirimos kimonos, agora todos os participantes têm. Estamos pagando também o instrutor, deu uma ajuda boa”. Ele destaca ainda que o principal propósito “é manter uma atividade física e disciplinar. Corpo e mente sãos. A gente fala muito sobre disciplina. Algumas crianças chegaram rebeldes, mas aprendem a conviver melhor”.

Atividade extraclasse tira crianças da rua

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Teixeiras, Waldevides Rodrigues Gomes, também considera o projeto um incentivo para os participantes. “É uma atividade extraclasse que ajuda as mães a tirarem as crianças da rua”, afirmou.

Os participantes aprovam: “É muito bom, eu comecei a gostar de jiu-jitsu”, conta a estudante Ana Flávia Silva, 11, participante do “Hei de Vencer” há três meses. Já a aluna Bruna Helena Damasceno, 12, está há dois meses no projeto e acredita que é interessante aprender um esporte, porque faz bem para vida dela. “Eu gosto muito disso, eu sinto orgulho de fazer parte.”

O “Pró-Bairros” também auxilia iniciativas nos bairros São Judas Tadeu, Floresta, Carlos Chagas e Pamital. O representante da União Juiz-forana de Bairros e Distritos (Unijuf) na Comissão Municipal de Avaliação de Projetos Comunitários (Comaprobairros), Mauricio Nunes da Rocha, se mostrou satisfeito com o andamento do projeto no Teixeiras. “Aparentemente está tudo dentro do que estávamos cogitando e é muito bom ver o interesse do presidente do bairro, acompanhando de perto o que acontece”, destacou.

Já a participante da Secretaria de Governo (SG) no Comaprobairros, Wanessa Barbosa, acredita que estes projetos podem refletir as demandas das comunidades e auxiliar o fomento de políticas públicas, “já que estimulam a organização comunitária, a mobilização social e promoção da cidadania”, explicou.

O Pró-bairros

A Lei municipal nº 12.377 é a primeira de iniciativa popular de Juiz de Fora. O “Pró-Bairros” foi aprovado em 2011, por unanimidade, na Câmara Municipal, após ser apresentado pela Unijuf, depois de recolher mais de dez mil assinaturas. A legislação passou a ser cumprida nesta administração. O objetivo é servir como instrumento de apoio a projetos desenvolvidos pelas associações de moradores da cidade, promovendo e estimulando as parcerias da PJF com as organizações comunitárias.

TEXTO: Wildemar Aquino
FOTOS: Gil Velloso e Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Governo pelo 3690-7245.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa