NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 31/3/2015 - 16:37

Troféu Mulher Cidadã homenageia destaques em várias áreas

Portal de Notícias PJF | Troféu Mulher Cidadã homenageia destaques em várias áreas | SG - 31/3/2015
Em noite de emoção, o “Troféu Mulher Cidadã” foi entregue, na segunda-feira, 30, a 15 mulheres de expressão de diversos setores da sociedade. O prefeito Bruno Siqueira, acompanhado de sua esposa, Daniele Siqueira; o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa; e a vereadora Ana Rossignoli fizeram as homenagens. O evento aconteceu na Escola de Governo Municipal. A outorga tem a finalidade de premiar as mulheres que tenham prestado relevantes serviços ao município de Juiz de Fora em diversas áreas de atuação social. A entrega ocorre sempre em março, mês dedicado às conquistas e lutas pelos direitos da mulher.

Em seu discurso, Bruno Siqueira destacou o trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Casa da Mulher, o Conselho Municipal de Direito da Mulher (CMDM) e a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) no fortalecimento da posição das mulheres na cidade. Ele ressaltou, ainda, a garra e o empenho das juiz-foranas no crescimento do município, principalmente das agraciadas. “Todas as nossas homenageadas nos orgulham por tudo que elas têm feito pela nossa cidade. São 15 grandes mulheres, é uma justa homenagem, elas realizam um trabalho que engrandece a nossa cidade. É um exemplo para Juiz de Fora, o estado e o país”, afirmou.

Figueirôa frisou o avanço em políticas públicas para elas, conquistadas em Juiz de Fora com a integração de diversos setores. “Com a reestruturação, o CMDM passou a ser um conselho mais dinâmico, atuante, participativo, paritário e deliberativo das políticas. A Casa da Mulher é uma grande conquista para a cidade, um espaço articulado, integrado com o funcionamento de diversos serviços de apoio e proteção à mulher. Nós temos hoje, tramitando na Câmara Municipal, o primeiro Plano de Políticas para Mulheres do município”, enumerou.

Foram homenageadas: na categoria Artes, Rose Mary Pinto Valverde de Carvalho; Assistência Social, Nadir Helena Rocha Goulart; Comunicação, Fernanda Lília de Almeida; Cultura. Maria Enóia de Sousa; Direitos Humanos, Maria de Souza Pontes; Educação, Andréa Borges de Medeiros; Esporte, Myriam Carneiro Fortuna; Geração de Emprego e Renda, Maria Geralda de Souza Lopes; Justiça, Lenora Bustamante de Luna Dias; Música, Conceição Imaculada Barbosa Castro; Política, Maria Luiza Moraes; Saúde, Maria Nádima Tenória de Albuquerque; Segurança Pública, Maria Beatriz de Freitas; Terceira Idade, Ana Maria de Paula Alves; e Trabalhos Sociais, Gilmara Delmonte. Em anexo, o currículo completo das agraciadas.

Representando as quinzes mulheres destaque do Troféu Mulher, a ex-vereadora Maria Luiz Moraes agradeceu a conquista. “O troféu mulher cidadã que acabamos de receber constitui um grande privilégio. Que muito nos honra e dignifica, pois, com certeza, fomos indicadas entre outras tantas mulheres que também mereciam estar incluídas no hall da premiação.”

Também estiveram presentes o vice-prefeito Sérgio Rodrigues e sua esposa Rita Rodrigues, além da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio.

A indicação das agraciadas é realizada por um conselho presidido pela Secretaria de Governo e composto por representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Comunicação Social, Funalfa, Câmara Municipal, Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora. O troféu foi instituído pela Lei Municipal 11.652, de 14 de agosto de 2008, modificada pela Lei Municipal 12.236, de 4 de fevereiro de 2011.

TEXTO: Wildemar Aquino
FOTO: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Governo pelo 3690-7245.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa