NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 30/3/2015 - 17:35

Demlurb anuncia criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais

O diretor-geral do Demlurb, Marlon Martins, apresentou a proposta de criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Comupa), durante reunião organizada por um grupo de protetores da cidade, na noite da sexta-feira, 27, que contou com a participação de cerca de 30 pessoas. A intenção é que o novo órgão esteja em atividade em, aproximadamente, 90 dias.

O projeto prevê que o Comupa seja um conselho consultivo composto paritariamente pelo poder público e pela sociedade civil organizada, garantindo, inclusive, a participação de organizações não governamentais. “A criação do conselho é mais um avanço para a proteção aos animais da cidade e será um novo espaço de diálogo entre a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do Demlurb, e a sociedade civil. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a parceria que estamos mantendo com os protetores, principalmente na busca da melhoria da qualidade de vida dos cães abrigados no Canil Municipal”, ressalta Marlon.

Anfitriã do encontro, a protetora de animais Valéria Araújo acredita que a criação do Comupa vai aumentar e oficializar a participação popular na política do cuidado animal em Juiz de Fora e na gestão do Canil Municipal. “Às vezes a população procura ajudar a causa animal, mas não sabe a quem recorrer. O conselho vem para somar, ser o canal oficial de comunicação.” Segundo o protetor Paulo Antônio José Novaes, a “institucionalização da preocupação popular com os animais” auxilia ainda a força política da pauta. “Há uma grande disponibilidade nessa gestão para ouvir, debater e, principalmente, realizar as melhorias necessárias. A criação de um conselho municipal legitima a importância deste assunto, é uma garantia da permanência dessa interlocução entre a sociedade e o poder público em prol dos animais”, completa.

Durante o encontro, foi apresentada oficialmente a nova veterinária do Canil Municipal, contratada por meio de processo seletivo público, Neísa Teixeira, que iniciou suas atividades no local nesta segunda-feira, 30. Atualmente, o local está recebendo obras de ampliação, que incluem um ambulatório para os animais e novos vestiários e refeitório para os funcionários. No ano passado, todas as baias que abrigam os cães foram reformadas e receberam cobertura de telha francesa e reforço nas grades de proteção.

O Canil Municipal é aberto à população, e as visitas para adoção podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 10h30, e das 13 horas às 15h30. O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, no Bairro São Damião, entre Nova Benfica e Santa Cruz. O telefone de contato é o 3690-3591. As linhas de ônibus que atendem à região são: Zona Norte/Rio Branco (766) e Santa Cruz – via São Damião – (733). Os horários dos ônibus, em tempo real, podem ser conferidos através do projeto “No Ponto”, pelo site.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

15/4/2024 - SG
PJF convida os moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus para reunião sobre o “Rua de Brincar”
15/4/2024 - SETUR
Ministra do Turismo e presidente da Embratur elogiam ações da prefeita na WTM em SP