NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 27/3/2015 - 16:16

“Troféu Mulher Cidadã” - Quinze mulheres são homenageadas

Na próxima segunda-feira, 30, a Prefeitura de Juiz de Fora promove um evento para a entrega do “Troféu Mulher Cidadã”. A comemoração acontece na Escola de Governo (Rua Maria Perpétua, 72 - 3º andar - Ladeira), às 19h30. O principal objetivo é gratificar as mulheres que prestaram serviços essenciais para o município. A premiação é realizada no Mês da Mulher, que é dedicado às vitórias e lutas pelos direitos femininos.

As mulheres contempladas são indicadas por um conselho presidido pela Secretaria de Governo e composto por representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Comunicação Social, Funalfa, Câmara Municipal, Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora.

O troféu foi instituído pela Lei Municipal 11.652, de 14 de agosto de 2008, modificada pela Lei Municipal 12.236, de 4 de fevereiro de 2011.

Conheça quem são as homenageadas e as categorias:

Artes: Rose Mary Pinto Valverde de Carvalho. Artista Plástica, Designer Gráfica e Professora de Artes. Atua no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Juiz de Fora desde 2002.

Assistente Social: Nadir Helena Rocha Goulart. Iniciou trabalhos sociais no Grupo Pestalozzi, criou a primeira Associação de Mulheres de Juiz de Fora e é fundadora de uma entidade filantrópica que leva seu nome.

Comunicação: Fernanda Lília de Almeida. Atua no telejornalismo há 19 anos. É atual gerente de Jornalismo na TV Integração e coordena o Projeto Integração Bairro, que leva serviços à população de diversos bairros da cidade.

Cultura: Maria Enóia de Sousa. Trabalha no desenvolvimento de projetos da cultura afro desde 1999. É coordenadora do Centro de Referência de Cultura de Juiz de Fora, que atua em comunidades da periferia.

Direitos Humanos: Maria de Souza Pontes. É titular da Quarta Delegacia de Polícia Civil de Juiz de Fora e teve recente passagem no cargo de Delegada Especializada de Atendimento à Mulher.

Educação: Andréa Borges de Medeiros. Pedagoga, atua na Escola Municipal José Calil Ahouagi, onde realiza trabalhos inovadores no respeito às diferenças.

Esporte: Myriam Carneiro Fortuna. Nutricionista, atua na área esportiva há 9 anos no Tupi Futebol Clube e, desde 2013, assumiu a presidência do clube, área até então dominada por homens.

Geração de Emprego e Renda: Maria Geralda de Souza Lopes. É presidente da Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares (Coopdef), atuando na mobilização da economia solidária no município e região.

Justiça: Lenora Bustamante de Luna Dias. É formada em Direito e ingressou, em 2005, na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. Atua no Núcleo de Defesa da Mulher.

Música: Conceição Imaculada Barbosa Castro. É cantora do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, Já foi intérprete de várias escolas de samba de Juiz de Fora.

Política: Maria Luiza Moraes. Foi vereadora por três mandatos consecutivos, entre 1983 e 1996, e também esteve à frente da Secretaria de Educação de Juiz de Fora, entre 1977 e 1982.

Saúde: Maria Nádima Tenória de Albuquerque. É médica pediatra, há 37 anos atuando no serviço Público. Durante 28 anos, trabalhou atendendo crianças assistidas por entidades locais. Atualmente, é Chefe do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente.

Segurança Pública: Maria Beatriz de Freitas. É sargento da Polícia Militar desde 1994. Atua no “Polo de Atendimento Especializado à Mulher Vítima de Violência”, que funciona na Casa da Mulher de Juiz de Fora.

Terceira Idade: Ana Maria de Paula Alves. Em 2004, foi a precursora do grupo “Tocando em frente”, especializado em música sertaneja. Ingressou no Centro de Convivência do Idoso há 14 anos.

Trabalhos Sociais: Gilmara Delmonte. Há 20 anos, criou a personagem “Miloca”. Hoje, ela tem uma equipe com 35 voluntários, que formam a associação “Doutores do Amor”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo através do telefone 3690-7245.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM