NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 25/3/2015 - 18:21

Portal de Notícias PJF | Secretaria de Educação apoia movimento pela paz nas escolas, realizado no Centro de JF | SE - 25/3/2015
Erguendo a faixa com os dizeres "Nós queremos paz na escola", vereadores, comunidade escolar e o secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, marcharam na "Grande Passeata Paz na Escola", ocorrida na manhã desta quarta-feira, 25. Cerca de 300 pessoas caminharam e levantaram placas desde a concentração do movimento, em frente à Câmara Municipal, atravessando o Calçadão da Rua Halfeld e finalizando na Praça Antônio Carlos, região central da cidade. O objetivo foi manifestar pela cultura da paz, levantando o debate sobre o tema que envolve as instituições de ensino.

O movimento foi organizado pelas comissões de Segurança, Educação e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal. Participaram grupos de alunos de escolas públicas, acompanhados da direção escolar, junto com os membros das comissões, os parlamentares Jucélio Maria, João do Joaninho, Wanderson Castellar, Hitler Vagner e Ana Rossignoli. Apoiando o evento, o secretário de Educação acompanhou o movimento, junto com o chefe de Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (Diae), Edson Rodolfo Visentin.

Na escadaria da Câmara Municipal, o presidente da Casa, vereador Rodrigo Mattos, saudou a presença e o apoio do secretário na marcha. "Nós saudamos a Secretaria de Educação, representada pelo secretário Weverton Vilas Boas, que demonstrou interesse pelo projeto, que visa a acabar com a violência escolar e promover a paz". A vereadora Ana Rossignoli frisou que a paz precisa permanecer dentro e fora das unidades de ensino.

"Eu acho ótima a proposta, é bom ver que os alunos estão abraçando essa causa de acabar com a violência nas escolas. É muito bonito ver isso", observou o marceneiro Michel dos Santos Fernandes. Já a dona de casa Elisabeth de Sá Carmo parabenizou a iniciativa da passeata. "Sou mãe e sei que a violência está em todo lugar, até mesmo perto dos meus filhos. Por isso, este evento é importante para conscientizar não só quem está vendo a manifestação, mas os próprios alunos, que podem ajudar a promover a paz".

Cultura da paz na rede municipal

A Secretaria de Educação (SE), desde 2013, vem fortalecendo o Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (Diae), que cuida, entre outras ações, da mediação e da conciliação no ambiente escolar, auxiliando os profissionais da educação e as famílias diretamente envolvidas em situações de conflito. A Supervisão de Mediação e Conciliação (SMC), criada em 2014, é responsável por apurar os acontecimentos, ouvir as partes e promover a paz no ambiente escolar, visando ao bem-estar dos alunos, de suas respectivas famílias e dos profissionais da instituição. "O envolvimento da família e a participação dos responsáveis pelos alunos nas ações que a escola promove são sempre muito importantes", destaca Weverton.

A atual administração implementou, desde 2013, o projeto Caminhos da Paz, cujo público-alvo são alunos, e suas respectivas famílias, em situação de vulnerabilidade social, da Região Sudeste de Juiz de Fora (creches e escolas de educação infantil em um primeiro momento). O objetivo é potencializar e valorizar a paz, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, através das ações pactuadas. Entre as intenções, está a inserção dos alunos em programas esportivos e sociais, realizações de palestras e apresentações culturais, reduzindo os índices de violência na escola e em seu entorno.

Outra ação do Caminhos da Paz é o projeto Escola de Pais, que visa a oferecer orientações, palestras, dinâmicas de grupo entre os responsáveis pelos estudantes desta região da cidade.

* Informações com a assessoria de comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS