NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 19/3/2015 - 15:35

Evento discute fortalecimento e gestão participativa do SUS

O anfiteatro da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi palco, na quarta-feira, 18, de um debate sobre o “Polo Institucional de Fortalecimento e Gestão Participativa do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Esta é uma parceria da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP-MS) e a UFJF, por meio da Escola de Governo e Cidadania (EGC). O vice-prefeito Sérgio Rodrigues foi o anfitrião do evento, a convite, e enfatizou o mérito do Brasil em ter um sistema único de saúde de grande porte: “A garantia constitucional da saúde para a população é um privilégio nosso. Na essência, o SUSé praticamente perfeito. O desafio está na prática”.

Sérgio lembrou que a questão da saúde deve sempre ser discutida, para implantação de novas ideias: “Sempre existe alguém pensando em novos rumos, novas ideias, abraçando causas e aceitando o desafio de encontrar um caminho para melhorar asaúde pública no Brasil. Este é o exercício da educação continuada, e é isso que fazemos aqui hoje. Viemos em busca de conhecimento e para aprender sobre a gestão pública da saúde e seus diferentes aspectos”.

Após a abertura do evento, a professora e coordenadora do projeto, Marta Mendes da Rocha, explicou que a proposta será implantada em 17 cidades, mas terá alcance em 208 municípios: “Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento da gestão participativa em saúde no âmbito do SUS. Temos um princípio na nossa Constituição, que é a participação da população, dos usuários, na gestão e na fiscalização de todas as políticas sociais, e nosso papel aqui é tentar fomentar o aperfeiçoamento desse mecanismo e ensinar aqueles que atuarão conosco nesta ação, que são os secretários municipais de saúde, atendentes, conselheiros e lideranças sociais”.

O subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Tiago Horta, enfatizou: “Este encontro amplia o diálogo, a participação e a possibilidade de melhoria do acesso ao serviço. Temos hoje uma relação direta com vários conselhos locais, que estão atentos à prestação de serviço nas unidades de atenção primária. Então, essa estratégia, e esta iniciativa do município, como parceiro, com certeza só vem para somar”.

Também compuseram a mesa o pró-reitor de graduação, Marcus Gomes Bastos, e o pró-reitor da pós-graduação de pesquisa e inovação, Lyderson Facio – ambos da UFJF -, a vice-coordenadora do projeto, Cristina Dias, e o assessor técnico da SGEP-MS, Fernando Luiz Eliotério, que destacou o evento como sendo um “laboratório inicial de melhorias para a gestão do SUS, que envolverá a sociedade num todo, a fim de permitir que os envolvidos sejam mais participativos no que diz respeito à saúde, que nada mais é que a vida”. Ele enalteceu a participação das autoridades locais no evento: “Esperamos que essa parceria gere outras, sempre visando o melhor para a população”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389/7123

16/4/2024 - SE
E. M. Presidente Tancredo Neves recebe projeto “RECICLE: Educação Ambiental”
15/4/2024 - SG