NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 4/3/2015 - 20:20

Settra se reúne com Associação de Motofretistas para discutir sobre área azul e criação de vagas de carga e descarga na região central

Na tarde desta quarta-feira, 4, representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se reuniram com sete membros da Associação de Motofretistas, para discutir sobre as mudanças na área azul e esclarecer as dúvidas dos profissionais com relação à utilização das vagas. Apesar de, anteriormente à implantação do novo serviço, a Settra já ter apresentado o projeto à associação, a nova reunião foi essencial para manter a classe informada e apresentar os benefícios que o estacionamento rotativo oferecerá a partir de agora, não somente para os motofretistas, mas a toda população.

Durante o encontro foi confirmado que a manifestação, realizada na sexta-feira, 28, não surgiu pela criação e cobrança das vagas destinadas a motocicletas, mas pela falta de áreas de carga e descarga destinadas ao serviço da classe, principalmente na região central. Contudo, com a implantação da área azul, a Settra também já estava prevendo a criação das áreas de carga e descarga, e a proposta, inclusive, também já havia sido debatida com os representantes da classe. Além das 496 vagas voltadas para motocicletas no estacionamento rotativo, os profissionais também poderão contar as vagas gratuitas para serviço.

A Settra está elaborando o projeto com os locais e quantidades de vagas que deverão ser criadas para as motos, e, para isso, contará também com a participação da Associação de Motofretistas, para que suas necessidades possam ser atendidas. Inicialmente, um dos locais já confirmados para receber as vagas gratuitas é a Rua Hipólito Caron, no Centro.

Durante a reunião foi esclarecido também que o serviço da área azul para motocicleta ainda não está em operação e tem até seis meses para ser implantado, e que a necessidade da cobrança, no valor de R$ 1,00, é para que seja garantida a rotatividade, facilitando não somente os profissionais, mas também os veículos particulares, a encontrar vagas. Isso é importante também para a mobilidade e diminuição de congestionamentos, uma vez que evita que os motoristas fiquem rodando pela rua, à procura de locais de parada.

Ainda sobre o serviço da área azul, assim como já ocorre para carros, haverá o tempo de tolerância de dez minutos, sem que haja cobrança. Isso auxilia o motofretista, que necessita fazer uma parada rápida. Entretanto, o estacionamento destes veículos será permitido apenas quando a parada para motocicletas for regulamentada.

Outra ênfase também discutida no encontro foi a intensificação da fiscalização, buscando evitar que o serviço de motofrete seja realizado por alguém que não seja habilitado, ou que não atenda aos critérios básicos, que é o curso profissionalizante e a placa de veículo de aluguel. Segundo o chefe do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Júnior, é um comprometimento da secretaria a realização das blitze para fiscalizar o serviço. A pasta realiza as operações em conjunto com a Polícia Militar.

Para o representante da Associação de Motofretistas, Anderson Dutra, a manifestação ocorrida na última semana se deu por falta de informação: "Eu fui contra a manifestação desde o início, porque o movimento não tinha um foco. Estavam determinados a reclamar da área azul. Mas todas as informações que estavam sendo veiculadas pela classe estavam erradas. Além disso, somente 70% dos integrantes da manifestação eram motofretistas, os demais eram particulares. Para mim, vale muito mais esse tipo de conversa que tivemos aqui hoje (quarta-feira, 4), porque resolve. Agora, nós temos informação de como vai funcionar a área azul e temos a certeza de que a nossa maior reivindicação, que são as vagas de carga e descarga, também será atendida".

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito, pelo telefone 3690-7767.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM