| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 4/3/2015 - 20:20



Settra se reúne com Associação de Motofretistas para discutir sobre área azul e criação de vagas de carga e descarga na região central



Na tarde desta quarta-feira, 4, representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se reuniram com sete membros da Associação de Motofretistas, para discutir sobre as mudanças na área azul e esclarecer as dúvidas dos profissionais com relação à utilização das vagas. Apesar de, anteriormente à implantação do novo serviço, a Settra já ter apresentado o projeto à associação, a nova reunião foi essencial para manter a classe informada e apresentar os benefícios que o estacionamento rotativo oferecerá a partir de agora, não somente para os motofretistas, mas a toda população.

Durante o encontro foi confirmado que a manifestação, realizada na sexta-feira, 28, não surgiu pela criação e cobrança das vagas destinadas a motocicletas, mas pela falta de áreas de carga e descarga destinadas ao serviço da classe, principalmente na região central. Contudo, com a implantação da área azul, a Settra também já estava prevendo a criação das áreas de carga e descarga, e a proposta, inclusive, também já havia sido debatida com os representantes da classe. Além das 496 vagas voltadas para motocicletas no estacionamento rotativo, os profissionais também poderão contar as vagas gratuitas para serviço.

A Settra está elaborando o projeto com os locais e quantidades de vagas que deverão ser criadas para as motos, e, para isso, contará também com a participação da Associação de Motofretistas, para que suas necessidades possam ser atendidas. Inicialmente, um dos locais já confirmados para receber as vagas gratuitas é a Rua Hipólito Caron, no Centro.

Durante a reunião foi esclarecido também que o serviço da área azul para motocicleta ainda não está em operação e tem até seis meses para ser implantado, e que a necessidade da cobrança, no valor de R$ 1,00, é para que seja garantida a rotatividade, facilitando não somente os profissionais, mas também os veículos particulares, a encontrar vagas. Isso é importante também para a mobilidade e diminuição de congestionamentos, uma vez que evita que os motoristas fiquem rodando pela rua, à procura de locais de parada.

Ainda sobre o serviço da área azul, assim como já ocorre para carros, haverá o tempo de tolerância de dez minutos, sem que haja cobrança. Isso auxilia o motofretista, que necessita fazer uma parada rápida. Entretanto, o estacionamento destes veículos será permitido apenas quando a parada para motocicletas for regulamentada.

Outra ênfase também discutida no encontro foi a intensificação da fiscalização, buscando evitar que o serviço de motofrete seja realizado por alguém que não seja habilitado, ou que não atenda aos critérios básicos, que é o curso profissionalizante e a placa de veículo de aluguel. Segundo o chefe do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Júnior, é um comprometimento da secretaria a realização das blitze para fiscalizar o serviço. A pasta realiza as operações em conjunto com a Polícia Militar.

Para o representante da Associação de Motofretistas, Anderson Dutra, a manifestação ocorrida na última semana se deu por falta de informação: "Eu fui contra a manifestação desde o início, porque o movimento não tinha um foco. Estavam determinados a reclamar da área azul. Mas todas as informações que estavam sendo veiculadas pela classe estavam erradas. Além disso, somente 70% dos integrantes da manifestação eram motofretistas, os demais eram particulares. Para mim, vale muito mais esse tipo de conversa que tivemos aqui hoje (quarta-feira, 4), porque resolve. Agora, nós temos informação de como vai funcionar a área azul e temos a certeza de que a nossa maior reivindicação, que são as vagas de carga e descarga, também será atendida".

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito, pelo telefone 3690-7767.



 IMPRIMIR 
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
17/4/2024 - SEL
PJF divulga o 5º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
17/4/2024 - EMCASA
Conselho de Habitação de Juiz de Fora está com inscrições para novos membros até sexta, 19
17/4/2024 - SE
Projeto “A turma está on” fomenta reflexões sobre diversidade na E. M. Manuel Bandeira
17/4/2024 - FUNALFA
Projeto do Edital Quilombagens oferece oficinas gratuitas de capoeira
17/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades
17/4/2024 - FUNALFA
Mostra no Centro Cultural Dnar Rocha discute a construção histórica do papel feminino
17/4/2024 - SETUR
Eventos e turismo LGBTQIA+ em Juiz de Fora são destaque na feira WTM
17/4/2024 - PREFEITA
Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026
17/4/2024 - SEDH
Abertas inscrições para a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2