NOTÍCIAS: SARH
JUIZ DE FORA - 4/3/2015 - 18:19

Portal de Notícias PJF | Guarda Ambiental - Rondas preventivas, combate a incêndio e recolhimento de animais são destaques da atuação nos últimos meses | SARH - 4/3/2015
A Guarda Municipal Ambiental (GMA) divulgou balanço de atividades realizadas nos últimos seis meses. De agosto de 2014 a fevereiro deste ano, foram realizadas 82 intervenções de diferentes naturezas em ações de proteção ao meio ambiente. O relatório da GMA destaca a atuação do grupamento em nove incêndios florestais, oito recolhimentos de animais silvestres, além de cinco registros de irregularidade em Área de Preservação Permanente (APP). Também foram realizadas 45 rondas preventivas nas áreas verdes sob responsabilidade do município, dado apoio a outros órgãos em dez situações e sido necessária intervenção da equipe em cinco episódios de infração a normas de uso do Parque da Lajinha.

Entre agosto e dezembro, a GMA atuou em combate a incêndios florestais, sendo quatro deles na área do Parque Natural Municipal da Lajinha. O de maior impacto aconteceu em agosto e atingiu área de reflorestamento na parte superior do parque, onde os brigadistas atuaram com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Já em relação à fauna, a GMA costuma receber animais como aves, micos e gambás, que foram encontrados em residências. Todos os animais levados à equipe foram encaminhados ao Ibama. Aqueles cujo estado de saúde merecia atenção, ficaram sob responsabilidade do órgão, os demais foram soltos no Parque da Lajinha, retornando ao habitat natural.

As autuações em Áreas de Preservação Permanente (APPs) acontecem sempre que é constatada infração à legislação ambiental. Das cinco ocorrências, quatro dizem respeito à apreensão de animais de grande porte, cavalo ou gado, por pastagem em área proibida. Nestes casos, o animal é apreendido e levado pelo Demlurb. A quinta intervenção refere-se à abertura de trilha para motocross, não autorizada na APP Terras Altas.

Embora a base da GMA seja o Parque da Lajinha, a equipe realiza trabalho de monitoramento de todas as demais áreas ambientais do município. Foram 45 rondas preventivas no período. Nos dois primeiros meses do ano, foram intensificadas as rondas com objetivo de atualizar a situação de conservação de todas as áreas pertencentes ao município. A equipe vistoriou minuciosamente reservas biológicas, APPs e florestas municipais. O levantamento verificou a redução de descarte irregular de lixo, mas também flagrou situações de uso da vegetação de APPs para pastagem de animais.

GMA

Criada em dezembro de 2013, é um grupamento da Guarda Municipal, cuja base fica no Parque Natural Municipal da Lajinha, onde também estão abrigados os equipamentos de combate a incêndio florestal da sua brigada.

No Parque da Lajinha, a presença da Guarda vem garantindo melhores condições de segurança e proporcionando mais tranquilidade para os frequentadores, que aumenta a cada dia. Quando necessário, a GMA orienta os visitantes sobre as normas de uso do Parque e seus atrativos, acompanha grupos em passeios guiados e atende à demanda de pesquisadores, prestando informações sobre características da unidade.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais