NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 2/3/2015 - 19:06

Secretaria de Saúde inicia nova fase da campanha de vacinação contra o HPV

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza a partir desta terça-feira, 3, a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas na faixa etária entre nove e 11 anos. As doses também estarão disponíveis para mulheres de 14 a 26 anos, portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês).

Equipes da SS já estão contactando as escolas do município, promovendo o agendamento da vacinação, para que as instituições possam se programar e avisar os pais ou responsáveis pelas alunas.

As mulheres que convivem com HIV e que quiserem discrição, poderão procurar o atendimento no Centro de Vigilância em Saúde, onde se encontra o serviço de tratamento do HIV/Aids, para serem encaminhadas ao Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, 3° andar, e receberem a dose da vacina.

No ano passado foram imunizadas, na primeira etapa, 8.948 meninas, com idades de 11 a 13 anos, 29 dias e 11 meses. Aquelas que ainda não receberam a primeira dose também serão vacinadas nessa fase da campanha. Para as que só receberam a primeira dose, a recomendação é que retornem à unidade de saúde, onde receberão a segunda dose e assim garantirão continuidade ao esquema vacinal.

Para a chefe do Departamento de Imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SS, Roberta Gaspar, é importante que os pais fiquem atentos ao início da campanha. O objetivo é reduzir os casos de mortes ocasionados pelo câncer de colo uterino, que é, hoje, a segunda causa de óbito por neoplasia entre as mulheres no Brasil, com mais de 480 vítimas por ano.

Esquema vacinal

O esquema de imunização adotado pelo Ministério da Saúde (MS) é chamado de “estendido”, e é composto por três doses. Recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), é utilizado em países como Canadá, México, Colômbia e Suíça. O modelo garante maior duração da proteção fornecida pela vacina.

A imunização é a primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
O MS orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, mais conhecido como “Papanicolau”, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Relação HIV/Aids e HPV

As meninas e mulheres que convivem com HIV e Aids foram incorporadas como público prioritário nessa nova etapa da campanha de vacinação, já que estudos apontaram que esse público tem cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer cervical, em comparação com a população em geral.

Além disso, elas também estão mais propensas a terem lesões causadas por HPV maiores e em maior número e com amplas chances de reaparecerem após o tratamento.

Para as meninas e mulheres que convivem com o HIV, as três doses da vacina serão ministradas no intervalo de seis meses, sendo a segunda dose dois meses após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira.

* Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo 3690-7123 / 7389.

17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal