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JUIZ DE FORA - 26/2/2015 - 17:51
Procon/JF abre processo de investigação contra a “Pague Mais”
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início a um processo de investigação preliminar contra a “Pague Mais Ltda”. A empresa, credenciada como correspondente bancária, era responsável por receber pagamentos de contas dos consumidores e fazer o repasse aos fornecedores, como agências bancárias, financeiras e prestadores de serviços públicos, entre outros.
Os consumidores que procuraram o Procon/JF para registrar suas reclamações afirmaram que a “Pague Mais” não estava repassando os pagamentos, gerando multas, juros e até a negativação do nome dos consumidores junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Segundo o superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, os problemas pelo não repasse tiveram início em outubro de 2014, quando a loja fechou as portas: “Até o momento, o Procon registrou mais de 40 reclamações contra a ´Pague Mais´, e esse número vem crescendo. Acreditamos que muitos consumidores foram lesados”.
De acordo com o comunicado emitido pela “Pague Mais”, a empresa está passando por problemas administrativos e realizando inspeção interna, estando com as atividades paralisadas por tempo indeterminado. Os responsáveis pela empresa não foram encontrados nos endereços registrados.
Diante da situação, o Procon/JF marcou reunião com o Ministério Público para 11 de março, às 16 horas, a fim de apurar todas as informações recebidas e dar início às medidas cabíveis contra a empresa.
A estudante Gláucia Ferreira, 27 anos, é uma das consumidoras que foram ao Procon/JF para registrar a reclamação: “Antes mesmo do vencimento do meu cartão de crédito fui na ´Pague Mais´ e fiz o pagamento. Algum tempo depois fui surpreendida ao acessar minha conta no banco e ver que o meu crédito estava negativado”. Apesar de ter o comprovante do pagamento, a estudante foi informada pelo banco que deveria procurar a empresa “Pague Mais” para solucionar a questão.
O Procon/JF orienta que fornecedores de serviços ou de produtos são obrigados a debitar os pagamentos realizados junto à empresa “Pague Mais”. Basta o consumidor apresentar o comprovante do pagamento. “Caso a cobrança permaneça, o consumidor poderá procurar o Procon e até entrar com ação judicial”, alertou o superintendente do Procon/JF.
Devido ao não repasse do pagamento, o aposentado Genildo Martins, 59, teve o cartão de crédito bloqueado: “Passei pelo constrangimento de tentar usar meu cartão e não conseguir. Orientando pelo Procon, apresentei o comprovante da fatura paga no supermercado, que tinha bloqueado o meu cartão, e meu problema foi resolvido.”
Os consumidores que quiserem informações e orientações sobre seus direitos podem entrar em contato com o Procon/JF pelos telefones 3690-7610 e 3690-7611, ou comparecer à sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690-8439.
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