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JUIZ DE FORA - 26/2/2015 - 15:49
Ranking das empresas mais reclamadas de fevereiro
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou o ranking com as dez empresas mais reclamadas em fevereiro. Os dados registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) apontam 1.887 atendimentos só neste mês. Entre as empresas que mais causaram problemas aos consumidores, estão a Telemar Norte e Leste S/A (Oi Móvel, Oi Fixo, Oi Internet e Oi TV), com 18,28% do total de atendimentos. Em seguida vem a Via Varejo S/A (Casas Bahia e Ponto Frio), com 5,56%, e, em terceiro lugar, SKY Brasil Serviços LTDA, com 5,19% das queixas.
O superintendente do Procon, Nilson Ferreira Netto, relatou que várias medidas já foram tomadas em relação à Oi, mas a empresa continua a infringir as normas. “O Procon/JF já tomou diversas medidas para resolver o problema dos consumidores, tais como, reuniões, telefonemas, cartas de investigação preliminar (CIP), instauração de vários processos e aplicação de penalidades. Porém, os serviços prestados ainda são deficitários, bem como os seus canais de atendimento ao público”. Ainda segundo o superintendente, novas medidas vão ser tomadas pelo Procon contra a empresa, caso os problemas dos consumidores não sejam solucionados.
Numa análise geral sobre as reclamações deste mês, os problemas mais comuns foram cobrança indevida, não cumprimento do contrato e produto com vício. As queixas relacionadas a cobrança indevida chegam a somar 536, representando 32,13% do total. O descumprimento do contrato reúne 185 queixas, 11,09%. Já produtos com vício totalizam 170 queixas, 10,19% de todos os atendimentos realizados.
O superintendente ressalta que “o consumidor deve ficar atento ao pagar contas e verificar se há cobrança de algum serviço de terceiro sem que tenha solicitado, o que é caracterizado como prática abusiva”. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecimento de qualquer serviço deve ser previamente autorizado.
Dúvidas e reclamações sobre serviços ou produtos são atendidas no Procon/JF, localizado na Avenida Itamar Franco, 992, no Centro. A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.
Confira no anexo a lista com as empresas mais reclamadas em fevereiro deste ano.
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690-8439.
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