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JUIZ DE FORA - 26/2/2015 - 15:40
Avaliações positivas marcam “2º Encontro de Professores Alfabetizadores” na conclusão das atividades do Pnaic 2014
Educadores da rede municipal de ensino inscritos no Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) participaram, esta semana, do “2º Encontro de Professores Alfabetizadores”, realizado, durante dois dias, na Escola de Governo Municipal e no Centro de Formação do Professor. Os cursistas puderam ouvir e relatar experiências práticas, que foram produzidas durante o curso e aplicadas em salas de aula. O evento, promovido pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), fez parte da finalização de atividades do Pnaic, iniciadas em 2014.
O Pnaic tem como finalidade garantir a alfabetização plena das crianças com até oito anos de idade. A principal função é a formação continuada de professores alfabetizadores, que irão atuar nas turmas de primeiro, segundo e terceiro anos do ensino fundamental. Na rede municipal de ensino, a intenção é que as ações do plano sejam aplicadas a mais de oito mil alunos das instituições de ensino. Para Aline Rinco, "a iniciativa propõe discutir as possibilidades e valorizar a autoria do professor alfabetizador, reconhecendo que ele tem uma identidade própria e precisa ser valorizado pela importância de seu trabalho".
A avaliação dos participantes foi positiva. A professora alfabetizadora Flaviane Felisberto dos Reis, que acompanhou toda a formação, falou sobre a experiência: “Não fiz o curso pela bolsa, fui apenas ouvinte. Queria adquirir mais conhecimentos e foi o que consegui. As trocas de experiências, a cooperação do grupo e o resgate de atividades para a melhoria da prática pedagógica dos profissionais em exercício foram marcas que o Pnaic deixará em minha profissão e na minha vida”.
A supervisora dos Anos Inciais, Ana Marlene Schuchter, integrante do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da SE e professora de uma das turmas do Pnaic, considerou que “a formação serve, também, para mostrar ao professor que seu trabalho tem muito valor e é necessário. Traz a possibilidade de conhecer a teoria e de escutar a prática, fazendo esses movimentos externo e interno de perceber as realidades do educando, para garantir-lhe o direito e o acesso à educação”.
* Informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, pelo telefone 3690-8497.
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