NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 27/1/2015 - 18:43

"Atenção plena à saúde" é tema da quarta roda de conversas promovida pelo Dpic

Portal de Notícias PJF | "Atenção plena à saúde" é tema da quarta roda de conversas promovida pelo Dpic | SS - 27/1/2015
Em busca de uma vida saudável e tranquila, muitas pessoas seguem a ideologia do consumo de alimentos e outras o caminho do exercício físico, mas algumas se esquecem que, além da carne, existe o espírito. A partir desta reflexão, surgida durante a última roda de conversa promovida pelo Departamento de Práticas Integrativas Complementares (Dpic) da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a médica homeopata Roxana Valadão se dirigiu aos usuários do serviço, questionando o fato de que “nada na saúde funciona apenas com as atividades dos médicos. Na verdade, tudo depende de uma coletividade.”

Acontecimentos, livros e experiências foram os responsáveis por despertar a atenção da médica para uma estratégia chamada “Atenção Plena”, uma atividade psicoterapêutica de inspiração budista, que propõe solução para problemas de ansiedade, depressão e stress.

Algumas dicas foram dadas para aqueles que se sentem enquadrados nesses problemas, como, por exemplo, a realização do questionamento: “Você tem certeza?”. A pergunta é feita para situações que colocam a pessoa frente a frente com o irracional, onde a consciência se distancia da realidade. Roxana explicou: “Sentimentos muito fortes paralisam a compreensão do mundo. A raiva, o ódio, a tristeza e até a paixão nos desconcertam.” Ações corretas, a generosidade e o consumo de alimentos saudáveis são outros exemplos ensinados pela “Atenção Plena”.

“Temos um esquema no desenvolvimento do conhecimento. Este método é utilizado pelo nosso cérebro para interpretarmos o mundo ao nosso redor. Esta tática é dividida em duas etapas, uma interna (ligada às experiências e memórias) e outra externa (a realidade que vivemos). A combinação destas fases é o que conhecemos como pensamento. E este é responsável por criar a nossa visão de realidade”, explicou a médica.

Ela ressaltou ainda que uma forma de manter a consciência ativa no nosso dia a dia é através da respiração, que funciona como âncora, para que a “Atenção Plena” atue como agente modificador de situações de distúrbio emocional.

Ao final do encontro, Roxana Valadão propôs um exercício respiratório para os usuários: “Com o corpo ereto e confortável, feche os olhos e eleve seus pensamentos de forma consciente e atenta. Tudo que fizer deverá ser suave, pois o conhecimento é adquirido de forma tranquila e agradável”.

As próximas rodas de conversa estão previstas para meados de fevereiro, abordando outros temas de interesse dos usuários do Dpic. Informações sobre os próximos eventos do departamento podem ser obtidas pelo telefone 3690-7130.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389/7123.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais