NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 22/1/2015 - 19:03

Portal de Notícias PJF | Ação voluntária reúne protetores de animais e funcionários do Demlurb no Canil Municipal | DEMLURB - 22/1/2015
Uma tarde de carinho, voluntariado e muito, muito latido. Unindo amigos e protetores de animais, um mutirão promoveu banho e tosa nos animais do Canil Municipal, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), nesta quinta-feira, 22. O espaço da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que abriga cerca de 450 cães resgatados das ruas pelo Demlurb, recebeu um grupo de trabalho de 50 pessoas, entre pessoas envolvidas na política de proteção aos animais, funcionários do departamento, veterinários e membros da sociedade civil.

“A ação de hoje é a concretização de meses de contato com as ONGs de proteção animal, e um símbolo da aproximação histórica entre a Prefeitura de Juiz de Fora e o terceiro setor”, relatou o diretor geral do Demlurb, Marlon Martins, que destacou ainda a ampliação da participação dos protetores na rotina do Canil Municipal: “Estamos desenvolvendo uma série de ações inovadores para o canil, que está sempre aberto para visitas, ações voluntárias e, principalmente, adoções. A presença dos protetores aqui é sempre bem-vinda. Além da importância de ações como esta, o benefício do carinho que eles trazem para os animais é imensurável”.

Divididos em duas equipes, para banhos e tosas, o esforço atendeu cerca de 70 cães. Neste primeiro momento, o foco era o atendimento prioritário aos animais de pelo longo, características de mestiços das raças poodle e lhasa apso, por exemplo. Sem a presença excessiva de pelos, os cães ficam mais protegidos dos ataques de parasitas comuns, como carrapatos, pulgas, e lidam melhor com as altas temperaturas do início do ano. Além do cuidado com a limpeza, vermifugação e aparência dos cachorros, o mutirão buscou dar atenção e carinho aos animais. “Nosso trabalho aqui é ajudar a cuidar e amparar os animais, tanto na parte física quanto emocional. Esperamos que o trabalho dos mutirões aqui no canil prossiga, sempre buscando o bem dos animais”, relatou uma das organizadoras do evento, a protetora de animais Jussara Almeida.

Remédios, alimentos e rações especiais foram arrecadadas pelo grupo para serem utilizados na ação. Outra protetora, Miriam Neder, alimentava um cão com patê nutritivo enquanto segurava outro filhote já tosado: “O pessoal me chama até de ‘cachorreira’. Para mim, que já tenho dez cães, esta é uma oportunidade ótima de cuidar de outros animais e fazer o bem sem necessariamente levá-los para casa ”.

O mutirão contou ainda com a presença ainda de dois estudantes do curso de medicina veterinária, que saíram do estágio direto para a ação voluntária: “É um grande crescimento pessoal e profissional. Você ainda estar na faculdade e já saber que nasceu para o trabalhar na área é um privilegio”, destacou a universitária Sara Visona.

Reforma no Canil Municipal

O Canil Municipal passou, no último ano, por sua maior reforma desde a criação. A modificação foi concretizada em dois estágios: primeiro, com a manutenção completa nos boxes de vivência dos cães e, em um segundo momento, a recuperação da unidade administrativa. Na melhoria das baias, o departamento procurou realizar modificações duráveis nas estruturas. O trabalho começou na conservação do concreto sem trincas, azulejamento das paredes e pintura total dos espaços. Os gradis foram e pintados novamente, passando por um processo de impermeabilização. Um dos protetores que ajudou na ação voluntária desta quinta-feira, Átila Torquato, reparou nas mudanças estruturais: “Em várias ocasiões no passado, era possível presenciar uma situação crítica aqui no canil. Aconteceu, sim, um considerável número de melhorias. Uma delas foi no espaço de vivência dos cães”, contou. Em sua primeira visita ao espaço, Valquiria Delgado pôde comprovar na prática a imagem positiva que tinha do espaço: “Até passando de carro em uma rua em cima do canil já é possível observar a boa estrutura física do lugar”.

Grande parte da reforma já foi concluída. A sede administrativa recebeu nova divisão interna, redimensionamento das paredes e um novo telhado, que será pintado ao fim das obras. O esforço prevê, ainda, a reforma total dos banheiros. O espaço externo do Canil Municipal teve ainda o meio-fio refeito e os jardins conservados.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa