NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 22/12/2014 - 18:20

Papai Noel da Defesa Civil leva alegria para 60 crianças assistidas pelo órgão

Portal de Notícias PJF | Papai Noel da Defesa Civil leva alegria para 60 crianças assistidas pelo órgão | DEFESA CIVIL - 22/12/2014
"Mamãe já está na hora? Vamos nos atrasar e perder o Papai Noel". Na manhã desta segunda-feira, 22, Breno Assis, 9 anos, acordou eufórico para conhecer o “bom velhinho”. A mãe respondeu: "Calma filho, é só às 15 horas". A Defesa Civil promoveu uma tarde de festa para as 80 famílias assistidas pelo órgão. São famílias que foram desalojadas por viverem em área de risco e que hoje recebem aluguel social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e podem dar um pouco mais de conforto para suas famílias.

Cada criança ganhou um kit educativo com um livro institucional da Defesa Civil para colorir, lápis de cor ou giz de cera e tinta guache, brinquedos, pares de meia e balas. Todos os presentes foram doados pelos funcionários e voluntários da Defesa Civil e por servidores da PJF. Ao todo, 60 crianças receberam os presentes.

Mas, antes de Papai Noel chegar à sede da Defesa Civil, na Avenida Garibaldi Campinhos, onde a festa aconteceu, ele percorreu as áreas de risco da cidade, numa caminhonete com sirene, junto com a Mamãe Noel, distribuindo balas para a criançada. Já no seu destino final, foram recebidos pelas crianças, que, na varanda, acenaram e mandaram beijos. Palhaços também fizeram diversas brincadeiras.

Darcileia de Souza e Paulo Roberto dos Santos estavam na festa com as filhas Keisse, de 10 anos, e Handella, de 7. Darcileia começou a chorar durante a conversa e, ao ser perguntada o motivo do choro, desabafou: "Foi um ano muito difícil, fiquei desesperada quando perdi minha casa. Eu e meu marido estamos no aluguel social e desempregados. Se não fosse o Papai Noel hoje, não teríamos condições de dar um presente para nossas filhas e muito menos de fazer uma festa de Natal. Estou chorando de alegria, pois se não fosse essa festinha não ia poder comemorar o Natal com as minhas filhas". Apesar de tanto sofrimento, a família comemorou. "Handella, o que você vai fazer quando o Papai Noel chegar?". "Me esconder", respondeu a garotinha. "Você tem medo?" "Não, vou dar um susto nele", confidenciou a menina, aos risos.

Sabrina dos Santos Assis, mãe do Breno, aquele que estava com medo de perder a festa, participou da festa junto também da outra filha, Brenda, de 7 anos e da sobrinha Melissa, de 1 ano e 6 meses. Ela morava no Jóquei e no Natal do ano passado teve que deixar sua casa, que foi condenada pela Defesa Civil. Desde então, vive no Bairro Jardim Natal com o auxílio do aluguel social. "Passei o Natal num abrigo, foi muito ruim, ainda mais porque sou mãe e pai e quero o melhor para os meus filhos. Esse ano vou passar na minha casa e segura. É uma alegria para nós esta festa", conta. Alegria também estava estampada no rosto das crianças, que aguardavam ansiosas o bom velhinho e disseram com um enorme sorriso no rosto que quando ele chegasse iam dar um abraço bem apertado nele. Com muita simplicidade, Breno falou que queria ganhar qualquer coisa de presente "Mas ia ficar muito feliz com um bola", disse. Quando o Papai Noel entregou o presente para ele, um dos brinquedos era o que ele tanto queria. "Gostei muito, muito mesmo! Obrigado", e foi embora com a sua família, feliz com a festa e com os presentes.

"É o primeiro ano que fazemos esta festa, e nosso objetivo foi dar um pouco de conforto para essas crianças, que já passaram por tanto sofrimento. Elas fazem parte do nosso dia a dia, pois acompanhamos cada um dos casos. São as crianças da Defesa Civil", ressalta o subsecretário Márcio Deotti.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil pelo telefone 2104-8776.

24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais