NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 27/11/2014 - 18:58

Portal de Notícias PJF | Juiz de Fora sedia plenária regional do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente | SDS - 27/11/2014
Juiz de Fora sediou na tarde desta quinta-feira, 27, a plenária temática regional do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais (Cedca/MG), realizada no auditório da Escola de Governo. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na reunião, entre conselheiros e gestores do município e da região da Zona da Mata. O objetivo da sessão foi promover o diálogo e a troca de experiência entre os representantes dos conselhos municipais, a fim de consolidar alternativas para aprimorar o atendimento à criança e ao adolescente na região.

Participaram da mesa de abertura o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, representando o prefeito Bruno Siqueira; o presidente do Cedca/MG, Ananias Neves; a juíza da Vara da Infância e Juventude, Maria Cecília Gollner Stephan; e a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora, Valéria Martins Pereira. Entre os conselheiros estavam representantes de Viçosa, Bicas, Matias Barbosa, Divinópolis, Lima Duarte, Ubá e Manhuaçu, além de Juiz de Fora.

O encontro contou com painéis expositivos, que abordaram temas como medidas socioeducativas e o papel dos conselheiros de direitos e dos conselhos tutelares, além do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Também foram realizadas reuniões com os grupos de trabalho, que ficaram responsáveis por consolidar as demandas de cada região na área da infância e juventude.

Em sua fala, Flávio Cheker destacou “a necessidade de que encontros como esse sejam cada vez mais frequentes e que, através deles, seja possível sensibilizar a população para questões tão frágeis e de tamanha complexidade”. Cheker afirmou, ainda, que “esse é um assunto presente em todos os municípios, por isso, a importância dessa discussão, que se debruça nas políticas que atendem a criança e o adolescente”.

“É preciso que trabalhemos em consonância com a rede, através dos conselhos e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Temos a necessidade de criar um novo espaço de internação provisória, além do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente”, ressaltou a juíza Maria Cecília Gollner Stephan.

Segundo Ananias Neves, o Cedca/MG tem a proposta de se deslocar para as regiões de Minas Gerais, a fim de ouvir as demandas dos conselheiros dos municípios: “Juiz de Fora foi eleita para a última plenária regional, realizada neste ano, pois entendemos que é uma cidade com um polo significativo para a comunidade do entorno. Damos uma vital importância ao diálogo com os atores dessa região, para que eles possam se manifestar livremente e para que tenhamos conhecimento de propostas que melhor atendam à população infantojuvenil”.

O evento continua nesta sexta-feira, 28, a partir das 9 horas, com os encaminhamentos das propostas e demandas apresentadas na tarde de hoje.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18