NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 27/11/2014 - 18:24

Portal de Notícias PJF | 1º Seminário de Turismo em Juiz de Fora reúne poder público e setor privado em um objetivo comum: a cidade   | SEDETTUR - 27/11/2014
JF MAIS TURISMO - Nesta quarta-feira, 26, o Ritz Plaza Hotel foi palco do Primeiro Seminário de Turismo de Juiz de Fora. O evento, realizado por meio de um trabalho conjunto entre o Conselho Municipal de Turismo (Comtur-JF), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi dividido em dois momentos: “Painel 1”, voltado às entidades do Comtur, para levantamento do panorama atual do turismo e das ações realizadas pelos representantes do conselho para o desenvolvimento do setor; e “Painel 2”, com palestras abertas à comunidade.

O objetivo central do seminário foi a viabilização de um trabalho mais articulado entre o poder público e o setor privado, para fomentar e aprimorar as atividades turísticas de Juiz de Fora e região. A abertura do evento contou com a presença do prefeito, Bruno Siqueira; do representante da Câmara Municipal, vereador Jucélio Maria; do gerente comercial do Sebrae, João Roberto Lobo; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Geração de Emprego e Renda, André Zuchi; e da presidente do Comtur-JF, Danielle Feyo.

Bruno Siqueira ressaltou que a cidade vive um momento único, que torna mais viável o trabalho articulado no setor de turismo. “É preciso fazer um esforço para vender a nossa cidade. Isso só acontece com integração, parceria. Vocês terão todo o apoio da Prefeitura. Precisamos falar bem de Juiz de Fora e fazer com que o dia a dia seja de trabalho, para atrair turistas”, disse o prefeito, citando os diferenciais da cidade: a gastronomia, a rede hoteleira, os marcos históricos e pontos turísticos para passeio e lazer.

Para João Roberto Lobo, “não há possibilidade de discutir o desenvolvimento do turismo sem ser desta forma, colegiada. É necessário que saibamos aproveitar a grande oportunidade que temos, através do Comtur, para viabilizar o mercado e atrair mais investimentos para o turismo de nossa cidade”.

Danielle Feyo citou a Administração Municipal, que tem incentivado o trabalho conjunto, contribuindo para o objetivo de tornar Juiz de Fora um destino de destaque nacional: “O Comtur age como um articulador. É preciso lembrar que estamos aqui pela cidade, cada entidade exercendo o seu papel por um objetivo comum: Juiz de Fora”.

Painel 1 – Mesa Redonda promove interação e avaliação das ações turísticas locais

A mesa redonda foi coordenada pela presidente do Comtur-JF, Danielle Feyo, e teve como foco o alinhamento dos membros e apresentação dos papeis e ações realizadas para influenciar direta ou indiretamente o turismo em Juiz de Fora.

Após a apresentação dos objetivos, projetos e trabalhos realizados pelas entidades presentes, a consultora de Governança, Dea Caldas Niquini, fez um parecer geral sobre as propostas de cada entidade, e destacou que o primeiro passo para se ter uma cidade turística é fazer com que ela tenha qualidade de vida para seus moradores: “A primeira coisa que a gente tem que entender é que toda cidade que é boa para quem mora é boa para os turistas”.

Dea Niquini destacou pontos positivos de Juiz de Fora, que precisam ser valorizados, como o Centro: “Existem várias cidades no mundo que não possuem as características como as do Centro de Juiz de Fora. Sem dúvida, este é o maior atrativo local”.

A consultora enfatizou, ainda, a necessidade de as entidades locais focarem em ações conjuntas, e destacou a importância do Conselho Municipal de Turismo no processo.

Painel 2 – Envolvendo a sociedade no aprimoramento turismo local.

O segundo painel foi aberto ao público e objetivou, principalmente, a apresentação e debate junto à comunidade.

Antes do inicio das palestras, o secretário André Zuchi disse aos presentes que é visível que a organização do setor de turismo tem trazido benefícios para a cidade, como na geração de emprego e renda: “O turismo está construindo caminhos. Todas as iniciativas possíveis estão sendo realizadas. Agora, é preciso que o setor se mobilize como um todo, para que cresça. Já tivemos um grande avanço, que não se deve parar”.

As palestras foram realizadas pelo diretor nacional da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Rodrigo Cordeiro; pelo executivo do João Pessoa Convention Bureau, Ferdinando Lucena; e por Dea Niquini.

Os temas tratados foram, respectivamente: “O Mercado de Eventos”, “Caso de Sucesso João Pessoa: PB e o Turismo de Negócios” e “A Importância da Governança em Juiz de Fora.”

Próximos passos

Danielle Feyo lembrou que, desde o início da atual gestão do conselho, vem sendo realizado um trabalho para a descentralização das fontes de recursos e um movimento integrado em prol do turismo.

“As ações acontecem, porém, muitas vezes, de forma desarticulada. Para que ganhem força, é preciso organizar e envolver a população. Este processo tem início no conhecimento, em saber o que os outros estão realizando, para somar forças. A ideia é aprofundar as discussões para darmos início ao Plano Municipal Indutor do Turismo, que trará diretrizes ao setor em Juiz de Fora. Este processo estava parado e está sendo resgatado, como previsto no Plano de Governo”, afirmou Danielle. A previsão é de que o 1º Fórum Municipal de Turismo aconteça em 2015.

*Informações com a Assessoria de Comunicação do Turismo, pelo telefone 3690-8341.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22