NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 25/11/2014 - 09:56

Portal de Notícias PJF | "JF + Vida” – Novos recursos permitem Juiz de Fora avançar no tratamento à saúde mental | SS - 25/11/2014
JF MAIS CIDADANIA - A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Saúde (SS), conseguiu junto ao Ministério da Saúde (MS) R$ 3 milhões 200 mil para a implantação de novas residências terapêuticas em Juiz de Fora. A verba deve ser liberada até o final deste ano. Os recursos foram obtidos em uma reunião entre o secretário de Saúde da PJF, José Laerte Barbosa, e o coordenador Nacional de Saúde Mental, Roberto Tykanori, no início de novembro.

Com este montante será possível a criação de mais 16 residências, caso seja necessário, de acordo com o número de usuários atendidos pelo município. Com, isso todos os pacientes crônicos que viviam internados em hospitais psiquiátricos passam a ser acolhidos nessas casas e a receber atendimento digno, sendo cuidado por equipes qualificadas. O que legitima o trabalho da SS, que desde o início da atual gestão, incrementou ações para oferecer um melhor tratamento na rede de saúde mental do município, que abrangem usuários de álcool e drogas e pacientes psiquiátricos.

A desospitalização de pacientes psiquiátricos é uma das principais realizações que possibilitam um tratamento de melhor eficiência e humanizado aos usuários. Além disso, foram realizadas ações para um melhor referenciamento a usuários para o tratamento de dependência química. A previsão é de que no próximo ano sejam encerradas as atividades da Casa de Saúde Esperança. Para isso, SS vem tomando algumas medidas, com o apoio do MS.

Residências terapêuticas

Desde o início das ações de desospitalização foram incorporadas as novas linhas de cuidado e serviço, as chamadas “residências terapêuticas”, que já somam 22 no município. Cada casa acolhe dez usuários. As casas são divididas em residências masculinas e femininas, dando suporte psicossocial e garantia de melhor assistência, oferecendo uma rotina de um lar a pacientes que antes eram internos de hospitais. Com as residências já implantadas, o município esta proporcionando uma nova realidade e melhor tratamento a 220 usuários. Atualmente, a Casa de Saúde Esperança abriga 127 usuários, que, com a chegada de novos recursos, serão acolhidos pelas novas casas.

Novos leitos

Recentemente foram inaugurados oito novos leitos destinados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento de dependência química no Hospital Ana Nery, destinados a mulheres, somando a mais 16 leitos para homens, implantados em agosto de 2013. Segundo José Laerte, a criação desses leitos faz parte do planejamento da secretaria junto ao estado e ao MS, para reduzir leitos hospitalares criar leitos psiquiátricos em hospitais clínicos, que realizam um tratamento mais humanizado. O MS sinalizou positivamente à criação e credenciamento desses leitos.

Programa “JF + Vida”

Dentro do “JF+Vida”, a SS tem dado grande destaque pelo tratamento de usuários de álcool e drogas, como o crack. A secretaria tem, em seu planejamento, além das equipes de consultório de rua já em atividade, a previsão de abertura de mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na zona norte, para o tratamento dos dependentes de álcool e drogas, e duas unidades de acolhimento. Essas unidades devem funcionar como abrigo para usuários que querem largar as drogas e se sentem ameaçados e marginalizados. A dependência química impõe para o município um grande desafio: qualquer possibilidade de tratamento oferecido tem que ser de livre e espontânea vontade do usuário, caso contrario não é possível o acolhimento. “Não podemos oferecer qualquer possibilidade de tratamento, que não vai dar certo, porque vai ter recaída. A pessoa que, por exemplo, for internada, ficará o tempo que for, e no dia seguinte de sua alta ela voltará a usar drogas”, explicou o secretário.

Para José Laerte, o tratamento parte do principio de que a pessoa deve estar disposta. E o que a SS está pondo em prática é o acesso a esse usuário, que não deve ter dificuldade para conseguir o serviço. Por isso, é importante a oferta de uma porta de entrada no sistema, onde todos aqueles usuários de álcool e drogas que querem se tratar não encontrem dificuldade: “Em muitos casos, a dificuldade que a pessoa se depara ao procurar o tratamento é a desculpa que ela dá para continuar usando a droga e se manter no vício”.

A SS vem articulando com as unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), por onde inicia o tratamento, o oferecimento ao paciente de toda a informação necessária, para que consiga o tratamento com equipe especializada o mais rápido possível.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389 ou 3690-7123.

25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos