| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 25/11/2014 - 09:56



"JF + Vida” – Novos recursos permitem Juiz de Fora avançar no tratamento à saúde mental



Portal de Notícias PJF | "JF + Vida” – Novos recursos permitem Juiz de Fora avançar no tratamento à saúde mental | SS - 25/11/2014
JF MAIS CIDADANIA - A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Saúde (SS), conseguiu junto ao Ministério da Saúde (MS) R$ 3 milhões 200 mil para a implantação de novas residências terapêuticas em Juiz de Fora. A verba deve ser liberada até o final deste ano. Os recursos foram obtidos em uma reunião entre o secretário de Saúde da PJF, José Laerte Barbosa, e o coordenador Nacional de Saúde Mental, Roberto Tykanori, no início de novembro.

Com este montante será possível a criação de mais 16 residências, caso seja necessário, de acordo com o número de usuários atendidos pelo município. Com, isso todos os pacientes crônicos que viviam internados em hospitais psiquiátricos passam a ser acolhidos nessas casas e a receber atendimento digno, sendo cuidado por equipes qualificadas. O que legitima o trabalho da SS, que desde o início da atual gestão, incrementou ações para oferecer um melhor tratamento na rede de saúde mental do município, que abrangem usuários de álcool e drogas e pacientes psiquiátricos.

A desospitalização de pacientes psiquiátricos é uma das principais realizações que possibilitam um tratamento de melhor eficiência e humanizado aos usuários. Além disso, foram realizadas ações para um melhor referenciamento a usuários para o tratamento de dependência química. A previsão é de que no próximo ano sejam encerradas as atividades da Casa de Saúde Esperança. Para isso, SS vem tomando algumas medidas, com o apoio do MS.

Residências terapêuticas

Desde o início das ações de desospitalização foram incorporadas as novas linhas de cuidado e serviço, as chamadas “residências terapêuticas”, que já somam 22 no município. Cada casa acolhe dez usuários. As casas são divididas em residências masculinas e femininas, dando suporte psicossocial e garantia de melhor assistência, oferecendo uma rotina de um lar a pacientes que antes eram internos de hospitais. Com as residências já implantadas, o município esta proporcionando uma nova realidade e melhor tratamento a 220 usuários. Atualmente, a Casa de Saúde Esperança abriga 127 usuários, que, com a chegada de novos recursos, serão acolhidos pelas novas casas.

Novos leitos

Recentemente foram inaugurados oito novos leitos destinados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para tratamento de dependência química no Hospital Ana Nery, destinados a mulheres, somando a mais 16 leitos para homens, implantados em agosto de 2013. Segundo José Laerte, a criação desses leitos faz parte do planejamento da secretaria junto ao estado e ao MS, para reduzir leitos hospitalares criar leitos psiquiátricos em hospitais clínicos, que realizam um tratamento mais humanizado. O MS sinalizou positivamente à criação e credenciamento desses leitos.

Programa “JF + Vida”

Dentro do “JF+Vida”, a SS tem dado grande destaque pelo tratamento de usuários de álcool e drogas, como o crack. A secretaria tem, em seu planejamento, além das equipes de consultório de rua já em atividade, a previsão de abertura de mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na zona norte, para o tratamento dos dependentes de álcool e drogas, e duas unidades de acolhimento. Essas unidades devem funcionar como abrigo para usuários que querem largar as drogas e se sentem ameaçados e marginalizados. A dependência química impõe para o município um grande desafio: qualquer possibilidade de tratamento oferecido tem que ser de livre e espontânea vontade do usuário, caso contrario não é possível o acolhimento. “Não podemos oferecer qualquer possibilidade de tratamento, que não vai dar certo, porque vai ter recaída. A pessoa que, por exemplo, for internada, ficará o tempo que for, e no dia seguinte de sua alta ela voltará a usar drogas”, explicou o secretário.

Para José Laerte, o tratamento parte do principio de que a pessoa deve estar disposta. E o que a SS está pondo em prática é o acesso a esse usuário, que não deve ter dificuldade para conseguir o serviço. Por isso, é importante a oferta de uma porta de entrada no sistema, onde todos aqueles usuários de álcool e drogas que querem se tratar não encontrem dificuldade: “Em muitos casos, a dificuldade que a pessoa se depara ao procurar o tratamento é a desculpa que ela dá para continuar usando a droga e se manter no vício”.

A SS vem articulando com as unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), por onde inicia o tratamento, o oferecimento ao paciente de toda a informação necessária, para que consiga o tratamento com equipe especializada o mais rápido possível.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7389 ou 3690-7123.



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2