NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 24/11/2014 - 20:29

Portal de Notícias PJF | Promad - Primeira palestra da “Semana do Jovem Aprendiz” reúne mais de cem adolescentes do serviço | SDS - 24/11/2014
JF MAIS CIDADANIA - Mais de cem jovens do Programa Municipal de Atendimento a Adolescentes (Promad), serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), compareceram na tarde desta segunda-feira, 24, à primeira palestra da “Semana do Jovem Aprendiz”. O evento, que acontece até quinta-feira, 27, no anfiteatro do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), busca oferecer aos jovens uma visão crítica de diversos temas, colaborando para sua formação cidadã e, consequentemente, para o ingresso no mundo do trabalho.

Durante a palestra de abertura, o chefe do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura de Juiz de Fora (Procon/JF), Marcus Gasparetti, abordou temas que envolvem o universo do consumo. O palestrante falou sobre a psicologia do comportamento do consumidor, motivações para a compra, superendividamento e educação financeira: “As marcas fazem a gente ter o desejo de consumir, a pensar no consumo, como uma coisa prazerosa. A necessidade de comprar é natural. O que não é natural é o consumismo, e é isso que esses jovens devem aprender”.

Há pouco mais de um mês no Promad, o aprendiz Lucas Martins, 16 anos, acredita que o programa será importante para o seu futuro profissional: “Nunca tinha passado por essa experiência que o Promad proporciona. Já estou no meu primeiro emprego como aprendiz e estou achando muito bom. A palestra de hoje também foi interessante, porque recebemos muitas informações novas. Antes, eu gastava o meu salário e, quando o dinheiro acabava, eu mal sabia o que tinha comprado. Agora, espero poder controlar isso melhor”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, que esteve presente na abertura da “Semana do Jovem Aprendiz”, lembrou que “o acesso ao mundo do trabalho possibilitado pelo Promad é essencial para a cidadania plena, sendo esse um dos focos fundamentais da SDS. Nesse sentido, o Promad é uma experiência exitosa, que há mais de 20 anos realiza essa importante tarefa com os jovens do município”.

Na edição deste ano serão discutidos, ainda, assuntos como o meio ambiente e a segurança do trabalho. “Os temas que vão ser trabalhados durante essa semana já fazem parte do nosso conteúdo programático. Então, pensamos em realizar um evento como esse para poder passar essas informações através de palestras com profissionais que conhecem do assunto. Além disso, essa é uma oportunidade para que possamos reunir todos os aprendizes atendidos pelo programa, já que muitas vezes isso não é possível”, afirmou a coordenadora do Promad, Andréa Barbério.

Confira, abaixo, a programação dos próximos dias do evento:

Dia 26 - “Meio Ambiente em Juiz de Fora” - Palestrante: Juliana Coutinho (Secretaria de Meio Ambiente)

Dia 27 - “A Segurança do Trabalho na Vida do Jovem Aprendiz” - José Soares (Cesama)

O Promad

O Promad é um serviço que oferece capacitação profissional a adolescentes no curso de aprendizagem em serviços administrativos, com possibilidade de encaminhamento ao mercado do trabalho. O curso é validado no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego.

O serviço, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), atende em duas etapas: na primeira, o adolescente participa de um curso, no qual a prioridade é a orientação e a preparação para o mundo do trabalho (habilidades sociais). Na segunda, os jovens com melhor avaliação têm a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa