NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 24/11/2014 - 19:43

Primeiro Seminário de Turismo de Juiz de Fora acontece nesta quarta-feira

JF MAIS TURISMO - O Conselho Municipal de Turismo (Comtur-JF), A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizarão, nesta quarta-feira, 26, o Primeiro Seminário de Turismo de Juiz de Fora. O evento acontecerá no Ritz Plaza Hotel (Avenida Rio Branco, 2.000), dividido em dois momentos: Painel 1, das 14 horas às 17h30, voltado às entidades do Comtur; e Painel 2, das 18h30 às 21 horas, aberto à comunidade. Confira a programação completa em anexo.

Para a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Danielle Feyo, o seminário tem o propósito de marcar o início do movimento integrado do turismo em Juiz de Fora e região, com a finalidade de compreender o papel de cada um dos atores em seus diferentes negócios e a importância do trabalho articulado para criar e absorver as oportunidades. “O movimento será também fundamental para a preparação do Plano Municipal Integrado do Turismo, que visará a traçar as perspectivas, estratégias e os projetos relevantes para a cidade em cinco anos”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, André Zuchi, o objetivo da Prefeitura é propor uma maior integração e articulação das entidades que trabalham o Turismo, para que Juiz de Fora tenha um setor mais estruturado e institucionalizado. “Queremos colocar o turismo como setor econômico importante, gerador de emprego e renda e de impostos para o município.”

O consultor do Sebrae Gustavo de Freitas Magalhães lembra que a entidade já atua na organização dos segmentos econômicos que integram a cadeia do turismo. “Já trabalhamos fortemente na capacitação das empresas. Percebemos que o ponto mais frágil encontra-se na organização, tanto da iniciativa privada, quanto das entidades e atores que compõem o trade. O seminário promoverá a ampliação do trabalho e dos esforços empreendidos pela iniciativa privada, parceiros e entidades, e nos ajudará na organização do setor. Em médio prazo, trará oportunidades, atração de eventos e visibilidade no mercado”, acredita.

Programação

Na parte da manhã, o “Painel 1” será composto por uma “Mesa-Redonda” com as entidades do Comtur, momento de alinhamento entre os membros, para apresentação do seu papel, e ações realizadas para influenciar direta ou indiretamente o turismo em Juiz de Fora.

Às 14 horas, a abertura do seminário contará com a presença do prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira. A partir das 19 horas, o “Painel 2” terá palestras abertas à sociedade. O evento contará com a presença da Consultora de Governança Dea Caldas Niquini, que participará dos dois painéis para levantamento do panorama atual – a partir do papel de cada entidade ligada ao Turismo – e estabelecimento dos próximos passos e ações para a consolidação do movimento integrado do Turismo em Juiz de Fora.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Sdeer, pelo telefone 3690-8341.

25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades